Universidade Atual
Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões - Volume 1
ISBN: 978-65-86013-80-1
DOI: 10.5281/zenodo.15468771
Descrição: Vivemos uma era marcada por transformações profundas e aceleradas. Os avanços tecnológicos, as dinâmicas sociais, os desafios ambientais e as novas formas de organização econômica e cultural impõem ao conhecimento humano a necessidade de se reinventar constantemente. Neste cenário, torna-se cada vez mais evidente que os saberes compartimentalizados, embora ainda relevantes, já não bastam para compreender a complexidade do mundo contemporâneo. É nesse contexto que se insere a presente obra, Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões, cuja proposta é oferecer ao leitor uma experiência de leitura plural, integradora e, sobretudo, reflexiva.
A escolha pelo título desta coletânea não é fortuita. A expressão “Saber 360°” remete, de maneira simbólica e conceitual, à ideia de amplitude, de visão global, de abertura a diferentes perspectivas do conhecimento. Em vez de se limitar a uma única área ou enfoque disciplinar, o livro propõe um diálogo transversal entre distintos campos do saber, explorando suas interseções, convergências e complementaridades. Cada capítulo constitui, assim, uma peça singular de um grande mosaico intelectual, contribuindo com reflexões originais sobre temas atuais e relevantes.
A construção desta obra coletiva partiu da convicção de que o conhecimento é, por natureza, dinâmico e interdependente. Ao reunir especialistas com trajetórias acadêmicas e profissionais diversas, buscamos proporcionar um ambiente propício ao entrelaçamento de ideias, metodologias e visões de mundo. Os textos aqui apresentados foram organizados de forma a favorecer uma leitura fluida, ainda que provocativa, respeitando a autonomia de cada contribuição, mas também estimulando a leitura crítica e comparativa entre os diferentes capítulos. O leitor encontrará, ao longo destas páginas, análises que transitam entre a educação e a ciência, a tecnologia e a cultura, o meio ambiente e a economia, a gestão e a comunicação, entre tantas outras áreas que compõem o rico universo da produção de conhecimento contemporâneo.
Importa destacar que esta obra não pretende esgotar os temas que aborda. Ao contrário, sua missão principal é lançar luzes, suscitar questionamentos, provocar inquietações intelectuais e instigar novas investigações. Trata-se, portanto, de um convite ao pensamento crítico, à curiosidade epistemológica e à valorização da diversidade cognitiva. Em um mundo marcado por incertezas e pela necessidade urgente de soluções sustentáveis e éticas, acreditamos que fomentar a interdisciplinaridade e o pensamento sistêmico seja não apenas um diferencial acadêmico, mas uma responsabilidade social.
Ao leitor que agora se debruça sobre estas páginas, desejamos uma leitura atenta, fecunda e inspiradora. Que este livro seja, ao mesmo tempo, ponto de partida e de chegada: ponto de partida para novas jornadas intelectuais, e ponto de chegada de uma busca sincera por compreender o mundo em sua multiplicidade e profundidade. Que Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões cumpra, enfim, o nobre papel de semear ideias, promover conexões e alimentar o desejo permanente de aprender, ensinar e transformar.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Bruna Alves Oliveira; Daiane de Moura Costa; Fabricio N Silva; Felipe Azevedo da Silva Vieira; Felipe Lima Pires de Mello; Giovana Mylena Silva Soares; Gleyson Silva dos Santos; Hevelynn Franco Martins; José da Silva; Lariza dos Santos Nolêto; Letícia Santos de Araujo Mesquita; Lion Granier Alves; Lucimar da Silva Pereira Junior; Ludmila Silva; Marcia Regina Pereira da Silva Louzada; Mauricio Silva Alves; Ranilson Edilson da Silva; Rayça Gomes Batista; Sérgio Rodrigues de Souza.
Capítulos
Capítulo 1
MOVIMENTO E APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lariza dos Santos Nolêto
DOI: 10.5281/zenodo.14458045
Capítulo 2
ALÉM DA TELA: “PRA FRENTE, BRASIL’’ COMO FONTE HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO SOBRE A DITADURA MILITAR
Giovana Mylena Silva Soares; Felipe Lima Pires de Mello
DOI: 10.5281/zenodo.14458073
Capítulo 3
PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSIVA E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM FOCO NA LIBRAS
Lucimar da Silva Pereira Junior; Marcia Regina Pereira da Silva Louzada; Letícia Santos de Araujo Mesquita; Rayça Gomes Batista; Bruna Alves Oliveira
DOI: 10.5281/zenodo.14458093
Capítulo 4
ESCLARECIMENTOS ACERCA DA LICENÇA POÉTICA
Sérgio Rodrigues de Souza
DOI: 10.5281/zenodo.14458123
Capítulo 5
OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR EDUCADORES NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS CONDIÇÕES ADVERSAS DE TRABALHO
Mauricio Silva Alves; Hevelynn Franco Martins; Daiane de Moura Costa; Ludmila Silva; Fabricio N Silva; Felipe Azevedo da Silva Vieira
DOI: 10.5281/zenodo.14458155
Capítulo 6
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ESPAÇOS PRISIONAIS EM PERNAMBUCO
José da Silva; Gleyson Silva dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14789857
Capítulo 7
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
José da Silva; Gleyson Silva dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14789859
Capítulo 8
ENSINAR E APRENDER: A INTERDEPENDÊNCIA DE PROCESSOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Lucimar da Silva Pereira Junior
DOI: 10.5281/zenodo.14789861
Capítulo 9
OS FÓRUNS DE EJA: POTENCIALIZANDO A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
José da Silva; Gleyson Silva dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14789863
Capítulo 10
ASPECTOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lion Granier Alves; Sérgio Rodrigues de Souza
DOI: 10.5281/zenodo.14789865
Capítulo 11
DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Ranilson Edilson da Silva
DOI: 10.5281/zenodo.14789869
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK