ISBN: 978-65-84885-50-9

DOI: 10.5281/zenodo.15447468

Descrição: Em tempos de profundas transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas, torna-se cada vez mais urgente repensar o papel da educação na formação de sujeitos críticos, éticos e plenamente integrados à complexidade da vida contemporânea. A escola, enquanto espaço de convivência, de aprendizagem e de construção de sentidos, não pode se restringir à mera reprodução de conteúdos programáticos e avaliações padronizadas. Ao contrário, deve constituir-se como território fértil para o florescimento humano em sua integralidade — intelectual, emocional, social, cultural e espiritual. É nesse cenário desafiador e promissor que emerge a presente obra coletiva, Educar para a Vida: Lições Além do Conteúdo, um compêndio de reflexões, experiências e propostas que transcendem os limites da sala de aula tradicional e resgatam a essência mais humanista da prática educativa.
Esta coletânea reúne múltiplos olhares, trajetórias e sensibilidades. Cada autor, com sua vivência singular e seu repertório teórico-prático, contribui para a construção de uma narrativa plural e enriquecedora sobre o que significa, de fato, educar para a vida. São professores, pesquisadores, gestores, orientadores e profissionais da educação que, ao longo de suas jornadas, compreenderam que ensinar é muito mais do que transmitir dados, fórmulas ou conceitos. Educar é um ato de fé no ser humano; é uma aposta no desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo; é o exercício contínuo de escuta, empatia, diálogo e responsabilidade ética. Ao compartilhar experiências concretas, reflexões pedagógicas e inquietações legítimas, os autores desta obra convidam o leitor a ampliar sua percepção sobre a função social da escola e a reconhecer o educador como agente de transformação não apenas acadêmica, mas sobretudo humana.
As páginas que se seguem não oferecem respostas prontas ou receitas milagrosas. Antes, provocam, instigam e mobilizam o pensamento. Tratam de temas fundamentais, como a construção de valores, o desenvolvimento socioemocional, a inclusão, a afetividade, o protagonismo estudantil, a relação entre teoria e prática, o sentido do aprender e o papel da escola na promoção da cidadania e da justiça social. Em um tempo em que o desempenho escolar é frequentemente reduzido a gráficos, números e indicadores de produtividade, esta obra resgata a centralidade do sujeito, da convivência e do vínculo. Afinal, formar para a vida exige sensibilidade, escuta ativa, abertura para o novo, e, sobretudo, compromisso com o bem comum.
Educar para a Vida: Lições Além do Conteúdo é, portanto, mais do que um livro: é um manifesto em defesa de uma educação significativa, inclusiva, dialógica e transformadora. É um chamado à consciência daqueles que, dentro ou fora da escola, reconhecem o poder da educação como ferramenta de emancipação e de construção de um mundo mais justo e humano. Ao reunir uma diversidade de vozes que partilham o ideal de uma prática pedagógica comprometida com a formação integral, esta obra cumpre o nobre propósito de iluminar caminhos, inspirar mudanças e fortalecer o senso de missão daqueles que, dia após dia, educam com coragem, amor e esperança.
Que este livro seja lido com o coração aberto, com o espírito inquieto e com o desejo sincero de contribuir para uma educação que, mais do que ensinar a viver, ensine a conviver — com o outro, com a diversidade, com os desafios e com os próprios sonhos. Afinal, educar para a vida é, acima de tudo, educar para a humanidade.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adriane Vidal Vaz; Anoir Salviano Nunes; Eliane Werner dos Santos; Fabiana dos Santos Vieira; Railda Brandão Batista; Rosana Aparecida Fecini Batista; Roseneide Rodrigues de Souza Calazans Alves; Sandra Maria Pinto Magina; Silvia Helena Ribeiro Firmino.

Capítulos
Capítulo 1
AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fabiana dos Santos Vieira; Sandra Maria Pinto Magina

Capítulo 2
PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS ATUAIS
Anoir Salviano Nunes

Capítulo 3
NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO
Eliane Werner dos Santos

Capítulo 4
TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: OBSTÁCULOS E LIMITAÇÕES INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Railda Brandão Batista

Capítulo 5
RECURSOS MULTIMÍDIA E METODOLOGIAS ATIVAS: INOVAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS
Rosana Aparecida Fecini Batista

Capítulo 6
O USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA:  O LIMITE ENTRE AS POSSIBILIDADES E O EXCESSO
Silvia Helena Ribeiro Firmino

Capítulo 7
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL: RECONHECENDO EMOÇÕES E SENTIMENTOS PARA UM APRENDIZADO MAIS HUMANO
Adriane Vidal Vaz

Capítulo 8
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E JOGOS DIGITAIS ADAPTADOS: POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Roseneide Rodrigues de Souza Calazans Alves

AUTORES