MultiAtual
O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas
ISBN: 978-65-6009-151-1
DOI: 10.5281/zenodo.15025241
Descrição: As avaliações externas têm se consolidado como instrumentos fundamentais para medir a qualidade da educação e orientar políticas públicas. No entanto, seus impactos na prática pedagógica e na rotina dos professores geram reflexões importantes sobre o papel dessas avaliações no processo de ensino-aprendizagem.
O livro O Olhar dos Professores sobre as Avaliações Externas e seus Impactos nas Práticas Pedagógicas propõe uma análise crítica e aprofundada sobre como os docentes percebem essas avaliações, seus desafios e as transformações que elas promovem no cotidiano escolar. A obra explora diferentes perspectivas, destacando tanto os benefícios quanto as dificuldades enfrentadas pelos educadores diante das exigências desses processos avaliativos.
Com base em estudos e experiências reais, este livro oferece um panorama sobre a relação entre as políticas educacionais, as avaliações externas e a prática pedagógica, discutindo de que maneira esses exames influenciam o planejamento das aulas, a abordagem dos conteúdos e a autonomia dos professores.
Indicado para educadores, gestores, pesquisadores e estudantes da área da educação, esta leitura proporciona reflexões essenciais sobre a avaliação da aprendizagem, seus efeitos na prática docente e os caminhos possíveis para uma educação mais equilibrada e eficaz.
Organizadores: Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Sueleide Pereira de Lima Silva; Sandra Moreno de Assis Santos
Autores: Adriana Leite da Silva; Alessandra Costa de Souza; Ana Paula Luiz Nascimento Machado; Cícera Edileusa dos Santos; Elizane Gomes do Espirito Santo Taques; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Helenice dos Santos Alves; Iracema Luzia de Sales Souza; Jéssica Aparecida dos Santos Silva; Juliana de Souza Silva; Leonice Máxima Nonato Ojeda; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luana Teixeira Alves; Marenilza da Silva Nobres; Maria Antônia Alves da Silva Reis; Ana Paula Luiz Nascimento Machado; Maria das Dores Romão Sobrinho dos Santos; Maria Rosa de Oliveira; Maria Sueleide Pereira Lima; Patrícia Pereira da Silva; Renata Aparecida Martins Romão; Rizoni Alves de Souza; Sandra Moreno de Assis Santos; Selma Pereira Macedo; Viviane da Costa Santos; Yasmin Aparecida Sobrinho Nunes.
Capítulos
Capítulo 1
AVALIA MT FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS BASEADA NOS RESULTADOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Sueleide Pereira Lima; Sandra Moreno de Assis Santos
Capítulo 2
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Patrícia Pereira da Silva; Adriana Leite da Silva; Viviane da Costa Santos
Capítulo 3
IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS
Selma Pereira Macedo; Leonice Máxima Nonato Ojeda; Maria Antônia Alves da Silva Reis
Capítulo 4
AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Paula Luiz Nascimento Machado; Maria Rosa de Oliveira; Marenilza da Silva Nobres
Capítulo 5
AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS EFEITOS
Renata Aparecida Martins Romão; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Elizane Gomes do Espirito Santo Taques
Capítulo 6
O PARADOXO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Iracema Luzia de Sales Souza; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Helenice dos Santos Alves
Capítulo 7
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A SALA DE AULA
Elizane Gomes do Espirito Santo Taques; Renata Aparecida Martins Romão; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 8
AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO SAEB E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE E DO TRABALHO DOCENTE
Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Iracema Luzia de Sales Souza; Helenice dos Santos Alves
Capítulo 9
IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES
Marenilza da Silva Nobres; Ana Paula Luiz Nascimento Machado; Maria Rosa de Oliveira
Capítulo 10
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL
Leonice Máxima Nonato Ojeda; Selma Pereira Macedo; Maria Antônia Alves da Silva Reis
Capítulo 11
PERCEPÇÕES E IMPACTOS SOBRE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO INTERIOR DAS ESCOLAS
Adriana Leite da Silva; Patrícia Pereira da Silva; Viviane da Costa Santos
Capítulo 12
AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Sueleide Pereira Lima; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Sandra Moreno de Assis Santos
Capítulo 13
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Maria Antônia Alves da Silva Reis; Leonice Máxima Nonato Ojeda; Selma Pereira Macedo
Capítulo 14
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Rosa de Oliveira; Marenilza da Silva Nobres; Ana Paula Luiz Nascimento Machado
Capítulo 15
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Viviane da Costa Santos; Patrícia Pereira da Silva; Adriana Leite da Silva
Capítulo 16
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DO REGISTRO
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Elizane Gomes do Espirito Santo Taques; Renata Aparecida Martins Romão
Capítulo 17
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: AVALIAR OU PROMOVER?
Helenice dos Santos Alves; Fatima Vieira Domiciano Fortunato; Iracema Luzia de Sales Souza
Capítulo 18
A AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE EDUCACIONAL POR MEIO DA PROVINHA BRASIL
Sandra Moreno de Assis Santos; Maria Sueleide Pereira Lima; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 19
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O “BATER DO MARTELO” COM A TERMINALIDADE ESPECÍFICA PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Maria das Dores Romão Sobrinho dos Santos; Yasmin Aparecida Sobrinho Nunes; Cícera Edileusa dos Santos; Alessandra Costa de Souza
Capítulo 20
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Rizoni Alves de Souza; Sandra Moreno de Assis Santos; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 21
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Juliana de Souza Silva; Luana Teixeira Alves; Jéssica Aparecida dos Santos Silva
Capítulo 22
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Alessandra Costa de Souza; Maria das Dores Romão Sobrinho dos Santos; Yasmin Aparecida Sobrinho Nunes; Cícera Edileusa dos Santos
Capítulo 23
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sandra Moreno de Assis Santos; Rizoni Alves de Souza; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 24
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Luana Teixeira Alves; Juliana de Souza Silva; Jéssica Aparecida dos Santos Silva
Capítulo 25
ENTRE ERROS, ACERTOS E CONHECIMENTO: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Cícera Edileusa dos Santos; Alessandra Costa de Souza; Maria das Dores Romão Sobrinho dos Santos; Yasmin Aparecida Sobrinho Nunes
Capítulo 26
REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES
Jéssica Aparecida dos Santos Silva; Luana Teixeira Alves; Juliana de Souza Silva
Capítulo 27
AVALIAÇÃO FORMATIVA: FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Sandra Moreno de Assis Santos; Rizoni Alves de Souza
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK