Uniesmero
Guia virtual de tecnologias digitais para Professores de Química
ISBN: 978-65-5492-115-2
DOI: 10.29327/5516376
Descrição: A disseminação das Tecnologias tem ocorrido em todos os campos de trabalho, desde a indústria, comércio, economia, cultura, entretenimento, telecomunicações e, apesar dessas Tecnologias não terem sido criadas para a Educação, essas têm uma gama de aplicação no processo de ensino. As Tecnologias estão presentes na Educação desde os primórdios da humanidade e têm conquistado em cada período da história uma nova característica, funcionalidade e capacidade.
Em termos de avanços, estas eram difundidas como Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase no processo de informar e comunicar, na sequência o conceito foi ampliado para Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) por abranger a utilização de recursos como o computador, Tablet, smartphone e outros. A partir das demandas educacionais para incorporar o uso das Tecnologias, em sala de aula, diversos pesquisadores têm se debruçado no estudo das potencialidades de utilização destas ferramentas, aderindo à terminologia de Recursos Didáticos Digitais para se referirem a objetos de aprendizagem produzidos com o uso das Tecnologias Digitais (TD).
No Ensino e Aprendizagem de Química, as Tecnologias Digitais apresentam potencial para mobilização dos três níveis de Conhecimento Químico ao proporcionarem interação dos estudantes com o conteúdo, simulação do campo microscópico e macroscópico, acesso a laboratórios virtuais para realização de experimentos, que podem ser inacessíveis de execução na escola. Para além do aspecto de Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Química, por meio das ferramentas tecnológicas, uma perspectiva a ser considerada é que as Tecnologias Digitais estão presentes na vida de muitos estudantes, caracterizando-os como a geração que nasceu no âmbito do mundo digital. Assim, promover o uso dessas Tecnologias implica em proporcionar aos alunos a capacidade de fazer o uso qualificado e ético do universo digital, bem como o desenvolvimento de habilidades digitais para o cenário atual.
Diante das contribuições de aplicação das Tecnologias Digitais nas atividades de Ensino e Aprendizagem de Química, este Guia tem por objetivo elencar Recursos Didáticos Digitais que podem ser empregados nos planejamentos e aulas dos professores de Química da Educação Básica como forma de contribuição no processo de ensino de conceitos, expressões, fórmulas e representações químicas por intermédio das Tecnologias Digitais. Em termos potenciais de utilização das Tecnologias Digitais no Ensino de Aprendizagem de Química, pesquisadores demonstram, em seus estudos, diversos Recursos que podem ser utilizados e, de alguma forma, esses podem proporcionar os níveis de representação do Conhecimento Químico.
Da mesma forma, a apresentação de recursos , a potencialidade técnica e a utilização das Tecnologias Digitais na Educação proporcionam um direcionamento para o uso no Ensino de Química. A partir disso, este Guia apresenta também: a Aprendizagem Móvel: recurso que tem como base a utilização de dispositivos móveis, como o smartphone e tablet; Gamificação: apresenta a dinâmica de jogos interativos, que podem ser utilizados de forma lúdica em atividades e processos educacionais; Inteligência Artificial: possibilita a interação por meio de chat e tem a capacidade de escrita de textos, elaboração de tabelas, gráficos e síntese de conteúdo; Realidade Aumentada: dispõe a visualização tridimensional de objetos virtuais no espaço real; Simuladores: fornece a reprodução e simulação do comportamento de alguma reação ou sistema.
Autoras: Laiene Maria Rodrigues dos Santos e Irene Cristina de Mello
Capítulos
APRESENTAÇÃO
Capítulo 1
APRENDIZAGEM MÓVEL
Capítulo 2
GAMIFICAÇÃO
Capítulo 3
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Capítulo 4
REALIDADE AUMENTADA
Capítulo 5
SIMULADORES
REFERÊNCIAS
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK