ISBN: 978-65-83392-09-1

DOI: 10.5281/zenodo.14201587

Descrição: Este e-Book, intitulado "Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia", é o resultado do plano de trabalho “Semeando Textos: Explorando a Educação Ambiental na Literatura da Amazônia por meio da Escrita”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, por meio do projeto de extensão Semeando Textos. 
Sob a coordenação das docentes Liliane Afonso de Oliveira e Thaís Fernandes de Amorim, a iniciativa contou com a colaboração técnica de Jany Éric Queirós Ferreira e das alunas voluntárias do Projeto Claudilane Rodrigues, Laila Santos e Giulia Vale.
O Projeto Semeando Textos foi inspirado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), que enfatizam a responsabilidade de integrar temas contemporâneos aos currículos escolares de forma transversal, com atenção especial à Educação Ambiental. Alinhado a esses princípios, o projeto visa promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, oferecendo aos estudantes uma educação mais contextualizada e relevante.
Ao incorporar os Temas Transversais da BNCC, como sustentabilidade, diversidade, direitos humanos, educação financeira, saúde, ética e literatura amazônica o Projeto Semeando Textos proporciona uma abordagem que valoriza tanto o contexto local dos alunos quanto a formação cidadã. A literatura amazônica é utilizada como recurso central, permitindo aos estudantes explorar temas que dialogam com sua realidade e despertam a reflexão crítica.
Dessa forma, o Projeto promove uma formação integral que prepara os alunos para enfrentar desafios contemporâneos. A iniciativa reforça o compromisso de uma educação que valoriza o meio ambiente e incentiva o engajamento com temas que são essenciais para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e responsável.
A Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), orienta que a Educação Ambiental deve permear todas as modalidades do ensino formal e não formal, promovendo uma consciência crítica e cidadã sobre questões ambientais. O projeto reflete o compromisso com a formação de cidadãos mais conscientes, engajados na preservação do meio ambiente e sensíveis à riqueza cultural e ecológica da Amazônia.
A implementação deste projeto na escola Dom Pedro II teve como objetivo principal não apenas promover a reflexão sobre a educação ambiental, mas também propor práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa, com ênfase na produção textual e literária. 
Seguindo os princípios de teóricos como Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), o trabalho com sequências didáticas baseadas em gêneros discursivos explorou a criação poética, sempre relacionando o tema da sustentabilidade à realidade amazônica.
A singularidade da literatura amazônica foi uma das grandes inspirações deste projeto, uma vez que valoriza e aproxima os estudantes da riqueza cultural da região, despertando neles o orgulho por sua identidade e a conscientização ambiental. 
Este e-Book é fruto dessas ações, compilando as produções poéticas dos alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, que se dedicaram à criação de poemas que foram desenvolvidos durante oficinas com a equipe do Projeto, refinadas por meio de atividades colaborativas junto com a professora da Turma, Andréa Beatriz Galvão Breading e, finalmente, organizadas em um formato de livro digital.
Com esta publicação, o projeto culmina em um evento de lançamento que busca compartilhar os resultados e aprendizagens com a comunidade escolar e local, reforçando a importância do diálogo entre escola, universidade e comunidade. Mais do que um produto final, este e-Book simboliza o protagonismo dos alunos e a consolidação de uma prática educativa transformadora.
Que as sementes de poesia aqui plantadas floresçam em inspiração, conscientização e amor pela Amazônia.

Organizadores: Liliane Afonso de Oliveira; Thaís Fernandes de Amorim e Jany Éric Queirós Ferreira

Autores dos poemas: Adreyl Himesh Trindade de Lima; Alexandre Davi Reis Saraiva de Sousa; Alyssa Glycine da Silva Lemos; Ana Beatriz Amaral Siqueira; Ana Beatriz Cardeli Costa; Ana Carolina da Silva Tolosa; Ana Cristina de Sousa Nascimento; Andrya Carliane dos Santos da Costa; Benicio da Silva Mendes; Brenda Layse de Oliveira; Carlos da Silva Amoras; Davi Damaso Pinheiro; Derick Antônio Costa da Silva; Eduarda Leão Monteiro; Eduardo Fernando Corrêa Feitosa; Fábio Lopes da Silva Filho; Fábio Yuitiro Marques Kawasaki Filho; Gabriel da Silva Nunes; George Horlando Souza dos Santos; Harielly Santos da Conceição; Heitor Maximus Maia de Lima; Ingrid Vitória Freire do Espírito Santo; Isaac Silva Moraes; Isabela Vale dos Reis; Izabele Luíza Soares Paes; Jaqueline Mendes da Cruz; Jefferson Lopes Rodrigues; Jéssica Lima Oliva; John Dayvid de Albuquerque Ferreira; Jordana Oliveira Cruz; José Nilton da Silva Rodrigues Júnior; Juandro Samuel Nascimento Santos; Khetellen Nicole da Silva Pacheco; Lana Tavares Nazaré; Laryssa Barros Felipe; Laura Izadora Soares Paes; Layze Beatriz Lima do Carmo; Letícia Cristina Moraes de Oliveira; Maria Clara Souza do Carmo; Maria Gabrielly Vieira de Vilhena; Mirelly Campos da Silva; Pérola Stephany Barros de Sousa; Rafael Rodrigues Marques; Rian Patrício Costa Cruz; Sofia Batista Rodrigues; Suzana Lopes Rodrigues; Swamy Kennay Moura Viana; Thalita Suellem Vilhena Vidal; Vinicius Gonçalves dos Anjos; Yasmin Brito Ribeiro; Yasmin Yukari Marques Kawasaki; Yuri Matheus de Souza Corrêa.