Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS como ferramenta pedagógica e de trabalho dos topógrafos militares do Exército Brasileiro
ISBN: 978-65-6009-107-8
DOI: 10.29327/5433107
Descrição: O Exército Brasileiro (EB), da guerra dos Guararapes até hoje, ouvimos histórias militares, com foco na parte bélica do assunto. Nesse sentido, pouco falamos da formação, sobre a base educacional. O EB é composto por ‘armas’, ‘quadros’ e ‘serviços’, dentre os citados pretendo discorrer sobre o ‘serviço de topografia’, que trabalha com a cartografia focando em mostrar a importância do uso do software QGIS na formação e pós-formação desses topógrafos. Daí surgiu o seguinte questionamento: De que forma a utilização do QGIS pode influenciar na aprendizagem, da formação até a pós-formação, dos topógrafos do EB? É objetivo geral analisar o uso do software QGIS na formação e pós-formação em Topografia, visando a educação militar, sendo uma ferramenta de ensino e de trabalho aos topógrafos; e específicos são: Apresentar o serviço de topografia; descrever os tópicos da disciplina cartografia e Sistemas de Informações Geográficas; demonstrar o uso do QGIS, como prática pedagógica, e verificar sua utilização, perspectivas e aplicação junto aos militares topógrafos. Para responder à pergunta da pesquisa utilizei uma metodologia de abordagem qualiquantitativa, sendo um estudo de caso, utilizando documentos oficiais e contando com um questionário semiestruturado, pretendendo mostrar a opinião desses militares e a influência desse software em suas vidas na caserna. Com os resultados obtidos foi possível observar como o QGIS influencia na aprendizagem e na vida do topógrafo, independente se está ainda nos bancos escolares, trabalhando nos Centros de Geoinformação ou em outras organizações militares espalhadas por todo território brasileiro.
Autor: Alberto da Silva Franqueira
Capítulos
Capítulo 1
Introdução
Capítulo 2
Metodologia
Capítulo 3
Tecnologias digitais na educação
Capítulo 4
QGIS na cartografia e SIG
Capítulo 5
Curso de topografia: do início até o uso do QGIS
Capítulo 6
Análise e resultados e discussões
Capítulo 7
Considerações Finais
Capítulo 8
Referências Bibliográficas
Capítulo 9
Apêndice
O Autor
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