ISBN: 978-65-6009-113-9

DOI: 10.29327/5436850

Descrição: A educação na sociedade hodierna tem passado por transformações profundas e aceleradas, impulsionadas, em grande parte, pelo avanço das tecnologias digitais e pela necessidade de adaptação a um mundo cada vez mais conectado e dinâmico. Esse contexto apresenta tanto oportunidades quanto desafios para educadores, gestores, estudantes e instituições de ensino, que devem repensar seus papéis, práticas e estratégias para se manterem relevantes e eficazes na formação das novas gerações.
Este livro, composto por sete capítulos, aborda de forma abrangente e crítica os principais aspectos dessas mudanças no cenário educacional contemporâneo. Desde a incorporação das tecnologias digitais no cotidiano escolar até a análise de ferramentas como o e-learning, cada capítulo propõe uma reflexão fundamentada e prática sobre o impacto dessas inovações no processo de ensino-aprendizagem.
No primeiro capítulo, “Mudanças e Desafios Docentes e Discentes na Educação com as Tecnologias Digitais”, são discutidos os obstáculos e as oportunidades que surgem da integração tecnológica no ambiente educativo, enfatizando a necessidade de adaptação por parte de professores e alunos.
O segundo capítulo, “O E-Learning como ferramenta de ensino flexível e o papel do gestor educacional nos desafios da sociedade contemporânea”, explora a importância do ensino a distância e flexível como alternativa viável e eficaz, destacando o papel fundamental que os gestores educacionais desempenham nesse cenário de transição e inovação.
Em sequência, o capítulo “O papel do gestor educacional no ambiente de e-learning: desafios e competências” aprofunda a discussão sobre as habilidades e competências necessárias aos gestores para liderar de forma eficaz em ambientes virtuais, apontando para a necessidade de constante atualização e desenvolvimento profissional.
No quarto capítulo, “Neurociência e Realidade Aumentada: uma parceria para o futuro da educação”, o leitor é convidado a refletir sobre a interseção entre avanços científicos no campo da neurociência e o potencial da realidade aumentada como ferramenta pedagógica inovadora.
Seguindo essa linha, o quinto capítulo, “A importância da neurociência atrelada às tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem significativa”, reforça a relevância da compreensão dos processos cerebrais no contexto da educação e como as tecnologias digitais podem ser aliadas poderosas na promoção de uma aprendizagem mais profunda e significativa.
O sexto capítulo, “Desafios e benefícios da utilização da Taxonomia de Bloom na aprendizagem colaborativa no contexto educacional”, oferece uma análise sobre o uso de estruturas pedagógicas tradicionais, como a Taxonomia de Bloom, no ambiente colaborativo, enfatizando como essas abordagens podem ser adaptadas e aplicadas de maneira eficaz nos dias de hoje.
Por fim, no sétimo capítulo, “As Tecnologias Digitais, Metodologias Inovadoras, Currículo e Interação no Processo de Ensino-Aprendizagem”, são abordadas questões fundamentais sobre o papel das tecnologias e das metodologias inovadoras na construção de currículos flexíveis e interativos, capazes de promover um aprendizado mais ativo e centrado no aluno.
Este livro é um convite à reflexão crítica sobre os rumos da educação na sociedade contemporânea e um guia prático para aqueles que buscam compreender e se adaptar às transformações que marcam o presente e moldarão o futuro do ensino. Ao longo dessas páginas, esperamos que educadores, gestores e pesquisadores possam encontrar insights valiosos e inspirações para suas próprias práticas e contextos, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e eficaz.

Organizador: Fábio José de Araújo

Autores: Adriana Freitas dos Anjos; Alandey Severo Leite da Silva; Amanda Maria Araújo Matos; Carlos Eduardo Alves da Costa; Cibele Elias da Silva; Débora da Paz Maciel Kimura; Demisa Francisca  Pires; Dirceneide Pereira Gelinski; Edmer Graciana de Carvalho; Eliene Andrade Fagundes; Fábio José de Araújo; Francisco Artur Fernandes do Nascimento; Isabela Freitas dos Anjos; Ítalo Martins Lôbo; Joana D’arc Pereira Alcântara; Jônathas dos Santos Carretero; Júlio César Camêlo da Silva; Lilia Fernandes de Moraes; Lucia Helena Dal Poz Pereira; Márcio Rubens de Paula Medeiros; Maridenes Noronha de Oliveira; Michal Fernandes de Lima; Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes; Paulo André Vasconcelos Barros; Paulo Roberto Brito Pimentel; Rosane dos Santos Frandji; Tiago João Vaz; Uilma Honorato dos Santos; Valéria Costa Souza; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa.

Capítulos
Capítulo 1
MUDANÇAS E DESAFIOS DOCENTES E DISCENTES NA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Fábio José de Araújo; Jônathas dos Santos Carretero; Alandey Severo Leite da Silva

Capítulo 2
O E-LEARNING COMO FERRAMENTA DE ENSINO FLEXÍVEL E O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Michal Fernandes de Lima; Maridenes Noronha de Oliveira; Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes; Dirceneide Pereira Gelinski; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa

Capítulo 3
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE DE E-LEARNING: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS
Valéria Costa Souza
Joana D’arc Pereira Alcântara; Júlio César Camêlo da Silva; Paulo Roberto Brito Pimentel; Uilma Honorato dos Santos; Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes

Capítulo 4
NEUROCIÊNCIA E REALIDADE AUMENTADA: Uma parceria para o futuro da educação
Valéria Costa Souza; Cibele Elias da Silva; Demisa Francisca  Pires; Eliene Andrade Fagundes; Edmer Graciana de Carvalho; Ítalo Martins Lôbo

Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA ATRELADA ÀS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Michal Fernandes de Lima; Francisco Artur Fernandes do Nascimento; Paulo André Vasconcelos Barros; Lilia Fernandes de Moraes; Ítalo Martins Lôbo; Tiago João Vaz

Capítulo 6
DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Márcio Rubens de Paula Medeiros; Isabela Freitas dos Anjos; Paulo Roberto Brito Pimentel; Débora da Paz Maciel Kimura; Lucia Helena Dal Poz Pereira; Carlos Eduardo Alves da Costa

Capítulo 7
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS INOVADORAS, CURRÍCULO E INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Márcio Rubens de Paula Medeiros; Adriana Freitas dos Anjos; Joana D’arc Pereira Alcântara; Amanda Maria Araújo Matos; Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes; Rosane dos Santos Frandji