ISBN: 978-65-5492-083-4

DOI: 10.5281/zenodo.13315620

Descrição: A pesquisa aqui apresentada, tem um valor extraordinário, considerando a relevância do filósofo em questão como Hans Jonas e, consequentemente, uma temática muito rica e bastante atual, como a questão da Ética em suas mais ricas dimensões. No caso aqui em análise trata-se de um olhar mais perspicaz na relação da Ética com a Técnica em nossos tempos.
Sambemos que os avanços da tecnologia, da técnica e da “tecnologia de ponta”, só tende a se expandir cada vez mais. Portanto, é significativo que esteja sempre acompanhando não somente os avanços que ocorrem com muita frequência, mas que possamos olhar com um olhar analítico-crítico como esta obra apresenta com tanta precisão essa realidade que também é preocupante do ponto de vista ético.
Vivemos uma sociedade bastante acelerada e pragmaticamente ativista. Ocorre uma aceleração social do homem como ser no mundo, porém o que é preocupante, tudo isso tem um preço na vida humana. Mas um projeto desse tamanho envolve as pessoas e, na maioria das vezes, tornar-se um processo alienador. A falta de consciência crítica leva a sociedade a esvaziar-se até no sentido do viver. 
Como se estivéssemos perdidos na selva ou no mar sem saber a direção a seguir. Nesse sentido toda dinâmica utilizada, principalmente, nas redes sociais, não tem limite. A força e o poder da Inteligência Artificial são incomensuráveis. Contudo, não se sabe ao certo o seu alcance. Por outro lado, não se pode negar os valores e a riqueza que todos esses avanços que ciência tecnológica traz como benefícios extraordinários à vida humana, tanto do ponto de vista da Biologia, Biotecnologia, Medicina etc., como também, na perspectiva do pensar humano pela Filosofia, Sociologia e, assim por diante.
Entretanto, o autor Ednard Willams mostra sua sublime dedicação em explorar essa fronteira do ponto de vista ético, pois é esse o ponto central que precisamos ter como possibilidades de refletir e analisar numa perspectiva mais humana, e não somente mercadológica, porque essa visão corrobora sempre mais o poder de um totalitarismo econômico em que a maioria da população mundial não tem acesso nem o direito de usufruir das benesses que esses avanços trazem.
O mundo humano vive sempre em busca de superação, superação de si mesmo, superação das situações-limite que a própria existência apresenta por ser o homem um ser de transcendência, logo limitado e incompleto. Sonhar, buscar, ser utópico é uma constante na pessoa humana. Do contrário ela pode afundar mais rapidamente no fundo do poço. Não podemos mais viver no mundo da “Caverna”, mas não podemos olvidar de que nossas conquistas devem nos conduzir a uma realização mais plena da vida. 
Não obstante, podemos destacar o que nos diz o próprio autor desta obra na conclusão: “Segundo Jonas, mesmo que não acreditemos na bondade inata do homem, é preciso apostar na liberdade, tendo em vista ser a autonomia um valor moral em si, que impulsiona o sujeito para o senso da responsabilidade e também da sabedoria”.
- Ermano Rodrigues do Nascimento
- Doutor em Ciências da Educação e Professor do PPGFIL/UNICAP

Autor: Ednard Willams Alves Bezerra

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
ETHOS, TÉCNICA E ÉTICA

Capítulo 2
HANS JONAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ÉTICA: A ÉTICA DA 
RESPONSABILIDADE

Capítulo 3
HANS JONAS E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE COMO NOVO PARADIGMA PARA A CONTEMPORANEIDADE ÉTICA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

AUTOR