ISBN: 978-65-6009-088-0

DOI: 10.29327/5412998

Descrição: No decorrer da história da educação foram elaboradas várias concepções sobre o ensino de Química e a necessidade de desconstruir a visão de disciplina complexa, abstrata, distante da realidade e de difícil compreensão para os alunos. Com finalidade de reverter esse cenário torna-se necessária a introdução de ferramentas como as tecnologias digitais e as metodologias ativas para favorecer o ensino-aprendizagem de Química. Mediante este cenário surgiu a demanda por um estudo da incorporação de metodologias ativas no ensino de Química mediada pelas tecnologias digitais. Para tal propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa fundamentada no levantamento de material teórico de natureza descritiva. Para isso, foi realizada consulta à livros, teses, dissertações, artigos científicos e revistas. A pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma análise de como as metodologias ativas, mediadas pelas tecnologias digitais, contribuem para o aprimoramento do ensino de Química. O referido estudo é fundamentado no desenvolvimento de três capítulos que abordam: a utilização da tecnologia digital no ensino de Química, as metodologias ativas como estratégia pedagógica, o ensino de Química na atualidade e a descrição da aplicação da sala de aula invertida e design thinking nas aulas de Química. Como resultado, verificou-se que são inúmeras as contribuições das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas aulas de Química, por viabilizarem novas formas de ensinar e aprender esta disciplina, pela inovação nas estratégias de ensino e dos recursos pedagógicos, no desenvolvimento do protagonismo do aluno e na promoção de uma educação significativa, efetiva e de maior qualidade.

Autora: Maridenes Noronha de Oliveira

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA

Capítulo 4
METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Capítulo 5
O ENSINO DE QUÍMICA NA ATUALIDADE

Capítulo 6
RESULTADOS E DISCUSSÕES

Capítulo 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Capítulo 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A autora