ISBN: 978-65-6009-085-9

DOI: 10.29327/5408116

Descrição: A leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimentos do leitor, o conhecimento linguístico; o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo dinâmico e interativo. Desse modo, esse trabalho objetivou apontar velhos parâmetros (mas não menos importantes na atualidade) de indicativos do incentivo à leitura, proporcionado pelo conjunto social família e escola. O assunto leitura desenvolve-se modificando a visão de mundo, obtendo os domínios das palavras, trocando ideias e conhecimentos, sendo possível entender o universo que cerca. Entrementes, expõem-se no panorama nacional e regional percentuais de leitores, evidenciando os indicativos da colaboração dos Estados Brasileiros, esses constituintes do atual cenário em que se podem estimar as dimensões atingidas no Brasil da extensão do hábito de leitura. Nessa conjuntura essa experiência permite avançar em conhecimentos, alargando assim horizontes. Em linhas gerais, o ato de ler precisa ser fonte de prazer e jamais uma atividade obrigatória, a leitura deve começar a ser sugerida ao indivíduo na mais tenra idade, sendo esse incentivo capaz de manter relação intrínseca com todas as questões que constituem diversas atividades do cotidiano, sendo ainda possível imaginar nesse processo de construção a leitura como a própria natureza humana. De acordo com todos os informativos, nota-se ainda, que 50% da população brasileira encontram-se arreda do hábito de ler.

Autora: Keila Cardoso dos Santos

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
A LEITURA E SEUS BENEFÍCIOS NOS ANOS INICIAIS

Capítulo 2
A EDUCAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR: PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

2.1 EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA
2.2 TIPOS DE LEITURAS
2.3 LEITURA E LITERATURA
2.4 CRIANÇA E LITERATURA
2.5 LITERATURA INFANTIL E ESCOLA

Capítulo 3
A FORMAÇÃO DE LEITORES NO SÉCULO XXI (INCLUSÃO DIGITAL) UM PROCESSO MULTIDISCIPLINAR NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR

3.1 - LEITORES NAS REGIÕES BRASILEIRAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A Autora