Forma Educacional
Noções Básicas do Software Maxima no Ensino de Ciências
ISBN: 978-65-85175-23-4
DOI: 10.29327/5406059
Descrição: Este material no formato de ebook foi projetado para tornar o ensino de Física atraente, envolvente, interativo e acessível a todos os níveis de escolaridade, em especial, alunos, professores (atuantes, em formação inicial e/ou continuada), e instituições de ensino. Trata-se de uma abordagem sobre o uso da Computação Algébrica (CA) no ensino de Ciências Físicas e fornece propostas de aprendizagem para cálculos, gráficos e animações por meio de atividades interativas com o software (ou App) Maxima escrito na linguagem Commom Lisp e usa o Gnuplot para plotagem com o intuito de fazer uso desta ferramenta tecnológica poderosa na sala de aula para auxiliar o professor e/ou aluno. Todos os trabalhos realizados e informes relacionados ao projeto “Construção do Saber Científico e Tecnológico na Amazônia: O Uso da CA para o Ensino de Ciências" que forem produzidos pela bolsista/autora 1 deste ebook serão devidamente disponibilizados em uma página de divulgação científica no Instagram.
O ebook conta ainda com conteúdos interativos que o deixa ainda mais divertido, tornando o acesso mais dinamico e acessivel que incentiva o leitor a buscar o conhecimento científico (matemático) sobre o tema abordado.
Autores: Joedila Felipe da Silva; Josiney Farias de Araújo; Aline Nascimento Braga; Carlos Alberto Brito da Silva Júnior e Alessandra Nascimento Braga
Capítulos
BIOGRAFIA DOS AUTORES
PREFÁCIO
CONTEÚDOS INTERATIVOS
MÓDULO I: INDRODUÇÃO AO SOFTWARE MAXIMA
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. VANTAGENS AO UTILIZAR O SOFTWARE MAXIMA
4. HISTÓRICO
5. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO PROGRAMA MAXIMA
6. PASSO A PASSO DA INSTALAÇÃO
7. INSTRUÇÕES NECESSÁRIAS
8. WXMAXIMA
9. BARRA DE FERRAMENTAS DO SOFTWARE MAXIMA
10. SALVANDO E ABRINDO SESSÃO..
11. COMANDO HELP
MÓDULO II: FUNÇÕES BÁSICA E CONSTANTES COM MAXIMA
12. FUNÇÕES BÁSICAS
13. OPERADORES ARITMÉTICOS
14. RAIZ QUADRADA
15. FUNÇÃO FACTOR
16. FUNÇÃO SOLVE
17. FUNÇÃO EXPAND
18. CONSTANTES
19. COMO GERAR LISTAS
20. MATRIZES
21. DEFININDO UMA FUNÇÃO
22. GRÁFICOS EM DUAS DIMENSÕES
23. GRÁFICO EM TRÊS DIMENSÕES
24. SIMULAÇÕES COM O SOFTWARE MAXIMA
25. CRIANDO ANIMAÇÕES EM FORMATO DE GIF
MÓDULO III: APLICAÇÃO DO SOFTWARE MAXIMA NO ENSINO DE CIÊNCIA
26. APLICAÇÕES DO SOFTWARE MAXIMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
27. DEFINIDO A EXPRESSÃO DA SEGUNDA LEI DE NEWTON
28. RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE USANDO MAXIMA
29. RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO
30. LEIS DE NEWTON UTILIZANDO O PHET E MAXIMA
31. TRABALHO DA FORÇA ELÁSTICA
32. ACELERAÇÃO MÉDIA COM O SOFTWARE MAXIMA
33. FÍSICA MODERNA: RELATIVIDADE
34. FÍSICA MODERNA: ÁTOMO DE BOHR
35. CONSIDERAÇOES FINAIS
REFERENCIAS
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK