ISBN: 978-65-5492-050-6

DOI: 10.5281/zenodo.10608124

Descrição: Este livro apresenta as percepções de 5 (cinco) estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado II no Ensino Médio sobre as vivências experienciadas na universidade e nas escolas campo. A referida disciplina desenvolveu-se no segundo semestre do ano de 2023, ofertada pelo curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), situada na região do Vale do Jaguaribe em Limoeiro do Norte no Ceará.
Compreende-se que a leitura desses capítulos pode ajudar discentes em formação inicial e professores a refletirem/pensarem sobre o exercício da profissão docente. Pode contribuir para que compreendam o estágio como um campo de conhecimento pedagógico que não envolve só prática, mas sim, tal como a atividade docente, nele teoria e prática andam juntas, sob uma relação de dependência.

Organizadores: Francisco Wagner Soares Oliveira; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Wanderley de Oliveira Pereira; Ana Carolina Costa Pereira

Autores: Ana Carolina Costa Pereira; Eduardo Albert Reges Sousa; Francisco Gilberto Vieira Júnior; Francisco Wagner Soares Oliveira; Henrique Carlos Alexandre; Janeyneide da Silva Batista da Paz; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Patrick de Oliveira Sousa; Wanderley de Oliveira Pereira.

Capítulos
APRESENTAÇÃO
Francisco Wagner Soares Oliveira; Maria Cristiane Magalhães Brandão; Wanderley de Oliveira Pereira; Ana Carolina Costa Pereira

Capítulo 1
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Patrick de Oliveira Sousa

Capítulo 2
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Eduardo Albert Reges Sousa

Capítulo 3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA
Janeyneide da Silva Batista da Paz

Capítulo 4
DA ESCURIDÃO A LUZ: ESTÁGIO A PORTA DO UNIVERSO EDUCACIONAL
Francisco Gilberto Vieira Júnior

Capítulo 5
EXPLORANDO ALÉM DA LOUSA: UM DESAFIO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Henrique Carlos Alexandre