ISBN: 978-65-5492-055-1

DOI: 10.5281/zenodo.10694051

Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alicia Alves; Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby; Antonio Epitácio Soares de Macêdo; Ariwilson Gomes dos Santos; Arleide Rosa da Silva; Carolina Dutra Marques; Cátia Roberta de Souza Schernn; Dayane Ferreira Barbosa; Diana Gurgel Pegorini; Diogo Schröpfer; Elaine Ferreira Machado; Eliel Kaiser Ribeiro; Fabiana Campos de Brito; Fábio José de Araújo; Géssica Cristina Coelho; Graziela Martins Jordão; Hiarlen Carnellósi Carolino Cella; Izabelle Cristina de Almeida; Jocelino Antonio Demuner; Jônathas dos Santos Carretero; José Luiz Alves; José Valdivino de Moraes; Lucimar Graf; Madileide de Oliveira Duarte; Marcos Antonio de Sousa; Maria Carolina de Souza; Maria de Fátima de Souza; Maria Luiza da Luz Munhoz; Mauriane Rosa Miguel; Natalina Francisca Mezzari Lopes; Noel Henrique Bahia Bittencourt; Olmira Bernadete Dassoler; Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne; Patrícia Loriane Falk; Paulo Roberto Tavares; Priscilla Garcia Zilio; Priscilla Sodré; Roberta Silva Camargo; Rosane dos Reis Pires; Rosangela Trabuco Malvestio da Silva; Sabrina Kawabata de Aquino; Suely Bueno de Azeredo; Tamilly Dievelin Costa Dornelas; Valéria Costa Souza; Valério Brusamolin; Vinícius José de Souza Costa; Viviane Maria Drevnowski; Weldilene Aparecida da Silva Pires; Yasmin Caroline da Silva Costa.

Capítulos
Capítulo 1
A TECNOLOGIA GERANDO AUTONOMIA E PRÁXIS A IMIGRANTES E REFUGIADOS NO ACESSO À PLATAFORMA “ÁREA DO ALUNO”
Eliel Kaiser Ribeiro

Capítulo 2
INCLUSÃO E DIVERSIDADE DA REDE TERAPÊUTICA DO XADREZ
Priscilla Sodré; Valério Brusamolin

Capítulo 3
A POSTURA CRÍTICA DOCENTE COMO FERRAMENTA REFLEXIVA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Yasmin Caroline da Silva Costa; Alicia Alves

Capítulo 4
OUSADIA E SABERES PERPASSAM A EDUCAÇÃO A MISSÃO E O COMPROMISSO DE SER PROFESSOR
Olmira Bernadete Dassoler; Mauriane Rosa Miguel; Priscilla Garcia Zilio

Capítulo 5
CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Carolina de Souza

Capítulo 6
MATEMÁTICA E INCLUSÃO: UMA FORMA DIFERENCIADA DE ENSINAR UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL EM UMA TURMA QUE POSSUI ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Diogo Schröpfer; Patrícia Loriane Falk; Cátia Roberta de Souza Schernn

Capítulo 7
DA TEORIA À AÇÃO: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR PELA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Graziela Martins Jordão; Arleide Rosa da Silva

Capítulo 8
A CULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO POLACO NICOLAU COPÉRNICO DE MALLET-PR (1911-1938)
Viviane Maria Drevnowski

Capítulo 9
INTEGRANDO TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS E CURRÍCULO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Valéria Costa Souza; Suely Bueno de Azeredo; Jônathas dos Santos Carretero; Fabiana Campos de Brito; Paulo Roberto Tavares; Maria de Fátima de Souza; José Luiz Alves; Jocelino Antonio Demuner

Capítulo 10
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Roberta Silva Camargo; Izabelle Cristina de Almeida

Capítulo 11
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: O ORGANOGRAMA COMO LABORATÓRIO DE ENSINO E DE APRENDIZAGENS
Géssica Cristina Coelho; Natalina Francisca Mezzari Lopes

Capítulo 12
REVISANDO ESTUDOS SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Maria Luiza da Luz Munhoz; Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne; Rosangela Trabuco Malvestio da Silva; Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby

Capítulo 13
TECNOLOGIAS APLICADAS AO CURRÍCULO PARA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PÓS-PANDEMIA
Fábio José de Araújo; Carolina Dutra Marques; Rosane dos Reis Pires; Lucimar Graf; Hiarlen Carnellósi Carolino Cella; Marcos Antonio de Sousa; Weldilene Aparecida da Silva Pires; Antonio Epitácio Soares de Macêdo

Capítulo 14
ARTES E CRIAÇÕES NA INFÂNCIA: EXPERIMENTANDO EM SALA DE AULA
Madileide de Oliveira Duarte

Capítulo 15
GESTÃO DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB) PARA E NA EDUCAÇÃO BÁSICA
José Valdivino de Moraes; Diana Gurgel Pegorini

Capítulo 16
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM FUNÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Dayane Ferreira Barbosa; Noel Henrique Bahia Bittencourt; Tamilly Dievelin Costa Dornelas; Vinícius José de Souza Costa; Ariwilson Gomes dos Santos

Capítulo 17
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA - DOUTOR MENDEL: UM CASO DE SANGUE
Sabrina Kawabata de Aquino; Elaine Ferreira Machado

AUTORES