ISBN: 978-65-5492-049-0

DOI: 10.5281/zenodo.10580497

Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira; Alexia Thamy Gomes de Oliveira; Alexsandra Raimundo de Oliveira Ruppel; Antonio Barbosa Pereira Neto; Celoy Aparecida Mascarello; Cirlei Giombelli; Cláudia Sebastiana Rosa da Silva; Fabiane Cattai da Silva; Filomena Elaine Paiva Assolini; Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Francisco Carlos da Silva Caetano; Giorgia Cristina Alves Bezerra; Janaína Costa e Silva; Juliane Aparecida Zambão Ignacio; Karla Bertuleza Ferreira Cunha; Lorenna Beatriz Alves de Lacerda; Lucas Antoszczyszyn; Luciana Galeani Boldorini; Lui Nörnberg; Marciane de Campos Franck; Maria Adriana Santos Carvalho; Paola Andressa Scortegagna; Patricia Rabelo Augusto; Paulo Roberto Dalla Valle; Quitéria Costa de Alcântara Oliveira; Rosemary Trabold Nicácio; Tais Angelo Louzada; Vanessa Mattoso Cardoso; Vera Lucia Martiniak; Ysmenia Mariah Alves de Souza.

Capítulos
Capítulo 1
ORIGENS HISTÓRICAS DA SALA DE AULA INVERTIDA
Patricia Rabelo Augusto; Rosemary Trabold Nicácio

Capítulo 2
DOCUMENTOS OFICIAIS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA SÍNTESE
Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Lucas Antoszczyszyn

Capítulo 3
O ENSINO MÉDIO E O IMPACTO DA LEI 13.415 DE 2017: ONDE FICA A ESCOLA NOTURNA?
Juliane Aparecida Zambão Ignacio; Paola Andressa Scortegagna

Capítulo 4
NOVOS PARADIGMAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM POSSÍVEL DIÁLOGO À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)
Quitéria Costa de Alcântara Oliveira; Janaína Costa e Silva; Maria Adriana Santos Carvalho

Capítulo 5
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA JOVENS E ADULTOS: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE DIREITOS HUMANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Antonio Barbosa Pereira Neto; Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Capítulo 6
CONTEXTO HISTÓRICO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: IDEOLOGIAS DO SÉCULO XX QUE SE TRANSFORMARAM EM MITOS NOS DIAS ATUAIS
Francisco Carlos da Silva Caetano; Giorgia Cristina Alves Bezerra

Capítulo 7
JUVENTUDE, POLÍTICAS PÚBLICAS E AS CONQUISTAS SOCIAIS
Marciane de Campos Franck; Cirlei Giombelli; Celoy Aparecida Mascarello; Paulo Roberto Dalla Valle

Capítulo 8
O PAPEL DO AUXILIAR DE SALA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Karla Bertuleza Ferreira Cunha; Lorenna Beatriz Alves de Lacerda; Alexia Thamy Gomes de Oliveira; Ysmenia Mariah Alves de Souza

Capítulo 9
PROFESSORES DE INGLÊS E O MAL-ESTAR DOCENTE: CONDIÇÕES DE TRABALHO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO
Luciana Galeani Boldorini; Filomena Elaine Paiva Assolini

Capítulo 10
A PROTAGONIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Tais Angelo Louzada; Vanessa Mattoso Cardoso; Lui Nörnberg

Capítulo 11
A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E RESPEITO À DIVERSIDADE
Alexsandra Raimundo de Oliveira Ruppel; Vera Lucia Martiniak

Capítulo 12
A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE DIGITAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTEUDISTAS
Fabiane Cattai da Silva; Cláudia Sebastiana Rosa da Silva

AUTORES