ISBN: 978-65-6009-030-9 (digital)

ISBN:  978-65-6009-036-1 (impresso)

DOI: 10.5281/zenodo.8397051

Descrição: É com grande entusiasmo que apresentamos este livro intitulado "Formação de Professores: Importância, Estratégias, Princípios e o Novo Perfil de Ensino e Aprendizagem". Esta obra representa um marco na reflexão e na prática da Educação, fornecendo uma visão abrangente e atualizada sobre a formação de professores no contexto contemporâneo.
A Educação desempenha um papel fundamental na construção de sociedades mais justas, igualitárias e desenvolvidas. Nesse cenário, os professores são os agentes de transformação que moldam o presente e o futuro das gerações. Portanto, a formação de professores é uma das tarefas mais cruciais em qualquer sistema educacional. Este livro explora em profundidade os desafios e as oportunidades associados à formação de professores, destacando sua importância vital na promoção do aprendizado de qualidade.
Ao longo das páginas deste livro, os leitores encontrarão uma riqueza de conhecimento e análises críticas sobre diversos aspectos da formação de professores. Desde a compreensão dos princípios pedagógicos fundamentais até a discussão das estratégias inovadoras de formação e as transformações necessárias no perfil do educador do século XXI, este livro oferece insights valiosos para educadores, pesquisadores, gestores educacionais e todos os interessados na melhoria do ensino e da aprendizagem.
Os capítulos desta obra são fruto do trabalho árduo e da pesquisa contínua de especialistas comprometidos com a Educação. Cada autor contribuiu com seu conhecimento e experiência para oferecer uma visão holística e atualizada da formação de professores. Os tópicos abordados incluem a formação inicial e contínua de professores, a integração da tecnologia na educação, a promoção da diversidade e da inclusão, bem como a adaptação às mudanças culturais e sociais que afetam a educação.
À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais complexo e globalizado, a formação de professores desempenha um papel ainda mais crítico na preparação das próximas gerações. Esta obra oferece um guia indispensável para entender os desafios e as oportunidades que se apresentam aos educadores e para promover uma educação de qualidade para todos.
Esperamos que os textos inspirem discussões profundas, ações transformadoras e, acima de tudo, um compromisso renovado com a formação de professores como um pilar essencial para o progresso de nossas sociedades. Que ele seja uma fonte de inspiração e orientação para todos os que se dedicam à nobre missão de educar e moldar o futuro.

Organizadores: Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva; Rosiane da Conceição Abreu

Autor: Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulos
Capítulo 1
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEITOS HISTÓRICOS E INVESTIGATIVOS NO ÂMBITO BRASILEIRO CONFORME AS NORMAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 2
A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 3
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - REVISÃO DE LITERATURA
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 4
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 5
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 6
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TURMAS MULTISSERIADAS EM ESCOLAS RURAIS
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 7
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 8
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DESSE POVO
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 9
DESAFIO DO DOCENTE DIANTE AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 10
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, CULTURA E DESEMPENHO
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 11
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO TEORIA E PRÁTICA
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 12
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA, PERSPECTIVAS E DILEMAS
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 13
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS NA PANDEMIA
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 14
O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 15
TAXIONOMIA DE BLOOM APLICADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

Capítulo 16
EDUCAÇÃO EM CONTEXTO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DE DESAFIOS E CRISES
Ueudison Alves Guimarães; Laíse Bacelar Silva; Wanderson Carvalho; Meiriane da Anunciação Silva

Capítulo 17
EDUCAÇÃO EM PAUTA: REPERCUSSÕES DO USO DA TECNOLOGIA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ueudison Alves Guimarães; Silvania Maria Roque; Rosiane da Conceição Abreu

BIOGRAFIAS DOS AUTORES