ISBN: 978-65-84525-79-5

DOI: 10.5281/zenodo.8396715

Descrição: A proposta deste e-book, no interior do NuEPFES (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual) vinculado à UFJ é discorrer sobre gênero, sexualidade, formação, diversidade e é resultado de trabalhos dos estudantes de mestrado, especiais e regulares, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFJ), na disciplina "Tópicos Especiais em Educação - Educação Sexual: processos educativos e culturais nas temáticas de gênero e sexualidade", disciplina ofertada em 2020, em plena pandemia, bem como, contribuições dos colegas argentinos da UNNE, parceiros em pesquisa do NuEPFES, Cláudio Nuñes e Ileana Rodrígues, que trazem, nesse dossiê, mais uma colega, Dr.ª Ludimila Pelegrini. Participam também, colegas brasileiros, que dialogam com o NuEPFES nas pesquisas em educação sexual.
É a reflexão crítica e política sobre o tema da educação sexual na escola e nos espaços fora dela, sobretudo, nos tópicos gênero e sexualidade, envolvendo os movimentos sociais, como o feminista, o movimento LGBT, dentre outros, sob o viés da cultura, da formação de professores e dos processos educativos; os textos aqui presentes, nos contextos tanto brasileiros, quanto argentinos, procuram trazer uma reflexão formativa de pesquisadores(as) em Educação Sexual.
O dossiê procura um encaminhamento discursivo e político quanto aos documentos oficiais educacionais (PNE, DCN e BNCC) que minam toda abordagem referente à Educação Sexual, proposta na disciplina do PPGE. Mas, não somente isso, indica também caminhos para a abordagem da temática junto a projetos de pesquisa, de extensão e de ensino universitários, cada vez mais próximos da educação básica e do ensino superior.
Diante disso, aposta na ação militante dos movimentos sociais, dos partidos políticos, visando a afirmação da diversidade sexual na sociedade brasileira e argentina, nos espaços escolares e não escolares, da criança ao adulto, perpassando a família, a formação de professores, inicial e continuada, e, principalmente, na afirmação e consolidação da democracia e dos direitos cidadãos. Na sequência do próximo volume se explorará esse eixo, ainda não muito presente na superfície do que desejávamos, já que foi uma das tônicas da disciplina que volta a ser ofertada, agora, no segundo semestre de 2023.

Organizadores: Claudionor Renato da Silva; Solange Aparecida de Souza Monteiro e Vivianne Oliveira Gonçalves

Autores: Adrielle Martins de Lima; Claudio Nuñes; Claudionor Renato da Silva; Fatima Aparecida Coelho Gonini; Ileana Ramirez; Jaíne Alves dos Santos; Luana Nogueira R. G. Costa; Ludmila Magalí Pelegrini; Mariany Silva Santos; Raífa Resende Alves; Rita de Cássia Petrenas; Vivianne Oliveira Gonçalves.

Capítulos
Capítulo 1
CONTRIBUIÇÕES À HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: GRUPO DE TRABALHO 23 DA ANPED
Fatima Aparecida Coelho Gonini; Rita de Cássia Petrenas

Capítulo 2
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA
Adrielle Martins de Lima; Claudionor Renato da Silva

Capítulo 3
LA FORMACIÓN DOCENTE DE MUJERES PARA LA EDUCACIÓN DE LAS INFANCIAS. ‘OTROS’ SENTIDOS EN LA RELACIÓN MUJER- INFANCIAS
Ileana Ramirez

Capítulo 4
O DISCURSO DE GÊNERO, SEXUALIDADE E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO NO GOVERNO BOLSONARO
Mariany Silva Santos

Capítulo 5
LA EDUCACIÓN SEXUAL INTEGRAL: DESAFÍOS PARA LA EDUCACIÓN DE PERSONAS JÓVENES Y ADULTAS
Claudio Nuñes; Ludmila Magalí Pelegrini

Capítulo 6
A SOMBRA DO PATRIARCADO NAS AÇÕES DA MULHER NO DIREITO E NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GÊNERO: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO SEXUAL
Luana Nogueira R. G. Costa; Raífa Resende Alves; Claudionor Renato da Silva

Capítulo 7
HOMOFOBIA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DOS (AS) ESTUDANTES
Vivianne Oliveira Gonçalves; Jaíne Alves dos Santos

Sobre os autores(as)