ISBN: 978-65-6009-033-0

DOI: 10.5281/zenodo.10005631

Descrição: Sabemos que é na adolescência que a sexualidade é geralmente desenvolvida, e que por isso, nessa fase as imposições da sociedade patriarcal têm um grande peso na vida das meninas adolescentes. Pensando nisto, esta pesquisa tem como objetivo geral conhecer que compreensões sobre feminismo as meninas constroem em suas trajetórias até o Ensino Médio. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola da rede pública estadual do município de Caruaru, Pernambuco. As estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, relataram suas concepções acerca do feminismo, da mulher e do mercado de trabalho e o papel da escola na discussão das relações de gênero. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa analisou as percepções sobre a necessidade da discussão de relações de gênero e de feminismo nas escolas, promovendo a reflexão das/os estudantes e buscando romper com os estereótipos do que é ser homem e ser mulher entre as/os adolescentes. É possível perceber que as meninas adolescentes possuem conhecimento do feminismo e da importância da desconstrução das dicotomias homem/mulher, que colocam o homem em posição superior, tornando a mulher submissa. Dessa forma, essas adolescentes buscam problematizar o tema feminismo em sala de aula, buscando ferramentas para romper com essa condição da mulher para a efetivação de uma sociedade livre do machismo e do patriarcado.

Autoras: Jessica Priscila Garcia de Souza e Allene Carvalho Lage

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Capítulo 2
2. METODOLOGIA

Capítulo 3
3. AS MENINAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE
CARUARU E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE FEMINISMO

Capítulo 4
4. ANÁLISE DO CASO

Capítulo 5
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

As autoras