ISBN: 978-65-6009-013-2

DOI: 10.5281/zenodo.8190125

Descrição: A Educação não se restringe à transmissão de conhecimentos, haja vista que utiliza mecanismos que ajudam os alunos a ter mais autonomia e aprimorar o seu senso crítico, além de atuar no aperfeiçoamento de uma série de habilidades e competências úteis na vida pessoal e profissional.
Na sociedade contemporânea globalizada, as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais acontecem em uma velocidade cada vez maior. Com isso, a Educação se torna ainda mais relevante para que as pessoas possam entender, se adequar e interagir com as mudanças que ocorrem no mundo, bem como criar e aproveitar oportunidades.
Além disso, o acesso à Educação é substancial para que o cidadão conheça os seus direitos e deveres, tornando-se mais consciente e tolerante sobre as questões sociais. O desconhecimento desses direitos pode acarretar diversos problemas, sendo que um dos principais é a exclusão das minorias.
A obra apresenta trabalhos com a Temática Educação, a docência, o  processo de ensino e aprendizagem, a interação do indíviduo com a sociedade, bem como nos traz reflexões para Professores, estudantes e a própria comunidade, pensando em diferentes formas de transformar e melhorar a nação.

Autores: Alexandre de Araújo Lamattina; Angela Maria de Almeida; Carlos Eduardo Paulino; Caroline Stephanie Campos Arimateia Magalhães; Celi Ferreira de Almeida; Clayton Back Haag; Cleonice Pereira da Silva Batista; Cristiane de Souza Barbosa dos Santos; Danielle Souza Barbosa; Durval dos Santos Oliveira; Eliane Gonçale da Silva; Fabíola Francielle de Fatima de Souza; Fernanda Prates Bitencourt; Francimeire Sousa Martins; Francisco Alan de Melo Santos; Gabriel Neto Xavier da Silva; Geralda Aparecida do Carmo Schyra; Gisele Vieira Mateus Nunes; Jacqueline Espírito Santo Toledo; Jéssica de Jesus Rocha; José Augusto Roxinol; Josiane Vieira da Silva; Luciana da Silva Amaral Paranhos; Luciene Gonçalves dos Santos; Márcio Augusto Monteiro; Maria Alice Monteiro; Maryan Gil Cardinal Viudes Sanches; Milena Vieira dos Santos; Norma Lúcia Lopes da Silva; Rafaela Corona Fontana; Raiane de Almeida Souza; Ranilson Edilson da Silva; Regiane Oliveira Rodrigues; Rozimara Gregório de Souza; Silvana Maria Louza; Solange Viudes Sanches Steffenon; Valdirene Alves Barbosa Ribeiro; Vaneila Nascimento Simões; Vilmar Martins da Silva; Wagner Luiz da Silva; Yara Karoline Rocha Abreu.

Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO STEAM: ORIGEM, IMPORTÂNCIA E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Alexandre de Araújo Lamattina; Carlos Eduardo Paulino; Wagner Luiz da Silva; Durval dos Santos Oliveira

Capítulo 2
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INSTITUTOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE (IERNs)
Caroline Stephanie Campos Arimateia Magalhães

Capítulo 3
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ENFOQUE EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Rafaela Corona Fontana; José Augusto Roxinol

Capítulo 4
DISLEXIA E A DIFICULDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Milena Vieira dos Santos; Gisele Vieira Mateus Nunes

Capítulo 5
RELAÇÕES ENTRE O ITINERÁRIO FORMATIVO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NO ENSINO MÉDIO, ESQUEMAS COGNITIVOS E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Geralda Aparecida do Carmo Schyra; Norma Lúcia Lopes da Silva; Márcio Augusto Monteiro

Capítulo 6
RESPONSABILIDADES FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francisco Alan de Melo Santos; Francimeire Sousa Martins; Gabriel Neto Xavier da Silva; Yara Karoline Rocha Abreu; Ranilson Edilson da Silva; Regiane Oliveira Rodrigues; Vilmar Martins da Silva

Capítulo 7
A APRENDIZAGEM PERSONALIZADA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DIALÉTICA DE DIVERSAS TEORIAS E ABORDAGENS
Alexandre de Araújo Lamattina

Capítulo 8
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Celi Ferreira de Almeida; Eliane Gonçale da Silva; Cleonice Pereira da Silva Batista; Cristiane de Souza Barbosa dos Santos; Josiane Vieira da Silva; Fabíola Francielle de Fatima de Souza; Raiane de Almeida Souza; Rozimara Gregório de Souza; Silvana Maria Louza; Vaneila Nascimento Simões

Capítulo 9
O PROCESSO DE ENSINO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM VISUAL E AUDITIVO
Gisele Vieira Mateus Nunes; Milena Vieira dos Santos

Capítulo 10
PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA: SUAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS
Fernanda Prates Bitencourt; Valdirene Alves Barbosa Ribeiro; Jacqueline Espírito Santo Toledo; Luciene Gonçalves dos Santos; Angela Maria de Almeida; Jéssica de Jesus Rocha; Maryan Gil Cardinal Viudes Sanches; Solange Viudes Sanches Steffenon

Capítulo 11
O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Luciana da Silva Amaral Paranhos; Clayton Back Haag; Danielle Souza Barbosa; Maria Alice Monteiro

AUTORES