ISBN: 978-65-5492-004-9

DOI: 10.5281/zenodo.7793275

Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adelice Minetto Sznitowski; Ana Maria de Lima; Ana Paula Teodoro dos Santos; Bruna Aparecida Damasceno; Camyla Piran Stiegler Leitner; Carla Cristina Dutra Búrigo; Clésia Maria de Oliveira; Diogo Teodoro; Dyllmar Alves de Sousa; Éliton da Silva Souza; Ezequias Adolfo Domingas Cassela; Fernanda Lays da Silva Santos; Gabriele de Almeida Gessner; Juliano Strachulski; Karina da Silva; Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais; Nathaly Cristina Fernandes; Rafael José Bona; Rogério da Silva Nunes; Rubiana Brasilio Santa Bárbara; Salli Baggenstoss; Tatiane Souza Alves; Walter Matias Lima.

Capítulos
Capítulo 1
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Karina da Silva; Dyllmar Alves de Sousa; Éliton da Silva Souza; Clésia Maria de Oliveira

Capítulo 2
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE UM NÚCLEO DE MANUTENÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Diogo Teodoro; Rogério da Silva Nunes; Carla Cristina Dutra Búrigo

Capítulo 3
DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Ana Paula Teodoro dos Santos; Fernanda Lays da Silva Santos; Walter Matias Lima

Capítulo 4
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SUA HERANÇA NO ENSINO SUPERIOR: APORTES E PERSPECTIVAS
Salli Baggenstoss; Adelice Minetto Sznitowski; Camyla Piran Stiegler Leitner; Ana Maria de Lima

Capítulo 5
EDUCAÇÃO E PRÁTICA AUDIOVISUAL: O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO UNIVERSITÁRIO
Gabriele de Almeida Gessner; Rafael José Bona

Capítulo 6
HETERONORMATIVIDADE NAS ESCOLAS: UMA BREVE REFLEXÃO
Nathaly Cristina Fernandes

Capítulo 7
EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL
Juliano Strachulski

Capítulo 8
TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO
Bruna Aparecida Damasceno; Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais; Rubiana Brasilio Santa Bárbara

Capítulo 9
OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EXPERIENTES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MATO GROSSO (RELATO DE EXPERIÊNCIA)
Tatiane Souza Alves

Capítulo 10
ESTUDANDO CURVAS DEFINIDAS QUANDO ENROLAMOS OU DESENROLAMOS UM CILINDRO NO PLANO: UMA APRENDIZAGEM EM CONTEXTO NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA REALÍSTICA
Ezequias Adolfo Domingas Cassela

AUTORES