ISBN: 978-65-89976-98-1

DOI: 10.5281/zenodo.7689968

Descrição: A Linguística é o meio de conhecimento da Língua. Através dela que se  estuda a maneira como a Língua está sendo posta em prática na sociedade, ou  seja, a Linguística desenvolve seus estudos para que possamos entender as  interações humanas por meio da Língua. Vale ressaltar ainda que a Linguística tem seus estudos voltados a estudar toda e qualquer Língua enquanto sistema.
A Literatura é a arte da palavra. A literatura, assim como a Língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A Linguística juntamente com a Literatura, através da leitura e escrita, busca desenvolver nossa capacidade de pensar, de  refletir, de formular e de socializar ideias. Assim, as Letras possibilita o desenvolvimento dessas duas habilidades tão importantes em nossa vida.
A obra apresenta trabalhos com a Temática Letras, Linguística e Literatura: Textos e Contextos, a interação do indíviduo com a sociedade, bem como nos traz reflexões para Professores, estudantes e a própria comunidade, pensando em diferentes formas de transformar e melhorar a nação.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Ana Caroline Braga Lima; Arlete Ribeiro Nepomuceno; Camila Elizabete da Silva da Silva; Camila Gusmão; Carla Cristina Real Vieira de Andrade; Débora Ferreira da Silva Feitosa; Glaudston Diego Queiroz de Aragão; Jefferson Silva do Rego; Jurandir Brasiloto; Maria Clara Gonçalves Ramos; Maria Cristina Ruas de Abreu Maia; Maria Helena Torres dos Santos; Marli Lúcia Tonatto Zibetti; Monica Lima; Patrícia Ferreira Miranda; Renata Cândido de Moura Fé; Risonete Gomes Amorim; Valdir Vegini; Vera Lúcia Viana de Paes.

Capítulos
Capítulo 1
AS  TDIC NA ESCOLA PÚBLICA: COMPREENSÕES DOCENTES SOBRE O ACESSO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Patrícia Ferreira Miranda; Marli Lúcia Tonatto Zibetti; Débora Ferreira da Silva Feitosa

Capítulo 2
SHARING DAILY LIFE EXPERIENCES IN DIFFERENT PLACES
Carla Cristina Real Vieira de Andrade

Capítulo 3
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM CULTURALMENTE SENSÍVEL
Camila Gusmão

Capítulo 4
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM TURMAS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE LETRAMENTO DIGITAL DOS ALUNOS
Risonete Gomes Amorim 

Capítulo 5
NARRATIVAS DA TRADIÇÃO ORA/ESCRITA AMAZÔNICA: VITÓRIA RÉGIA
Renata Cândido de Moura Fé; Valdir Vegini

Capítulo 6
AS INFLUÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Camila Elizabete da Silva da Silva; Glaudston Diego Queiroz de Aragão; Maria Helena Torres dos Santos

Capítulo 7
GÊNERO MEME NO INSTAGRAM: UMA INTERPRETAÇÃO PLURISSIGNIFICATIVA
Arlete Ribeiro Nepomuceno; Ana Caroline Braga Lima; Maria Cristina Ruas de Abreu Maia; Maria Clara Gonçalves Ramos; Vera Lúcia Viana de Paes

Capítulo 8
O USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES COM ALUNOS IMIGRANTES
Renata Cândido de Moura Fé

Capítulo 9
NARRATIVA DA TRADIÇÃO ORAL/ESCRITA AMAZÔNICA: TAMBA-TAJÁ
Jurandir Brasiloto; Monica Lima; Valdir Vegini

Capítulo 10
A RESISTÊNCIA, DE JULIÁN FUKS: POLÍTICA, MEMÓRIA E METAFICÇÃO
Jefferson Silva do Rego

AUTORES