Ópera
Estudos em Turismo: Desafios e Caminhos - Volume 1
ISBN: 978-65-85284-03-5
DOI: 10.5281/zenodo.7724703
Descrição: A OMT define turismo como sendo um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico diretamente relacionado com o deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal, seja uma localidade próxima, seja até mesmo outro país. A essas pessoas dá-se o nome de visitantes, nomenclatura que inclui turistas e excursionistas, residentes ou não residentes.
O turismo diz respeito às atividades desses indivíduos assim como às suas despesas com serviços, como transporte, hospedagem e comércio. (Organização Mundial de Turismo (OMT). Introdução ao turismo. Trad. Dolores Martins Rodriguez Córner. São Paulo: Roca, 2001.)
O turismo é uma das melhores formas de difundir a cultura de um território, mostrar a beleza dos ambientes e movimentar a economia, que é fortalecida tanto pelos investimentos e trabalhos dos locais visitados quanto pela imensurável experiência adquirida, além do lazer, a cultura e os negócios.
A obra aborda temas ligadas ao Turismo, suas relações com a sociedade e o atual cenário nacional e internacional. Os capítulos buscam através de abordagens e pesquisas, interligar o conteúdo científico aos pesquisadores e leitores interessados no assunto, além de ser um canal de divulgação científica a sua comunidade.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Alaide Santos de Santana; Antonio Agaildes Sampaio Ferreira; Daniele Paula Juchneski; Eudes Mata Vidal; Fabiana Ferreira de Sousa; Francisco Coelho Mendes; Gutemberg Cardoso da Silva; Josenita de Oliveira Evangelista de Souza; Lívia Villas Bôas; Luann Carlos Rodrigues Figueiredo; Luciana Vargas; Luiz Ernesto Brembatti; Márcia Maria de Figueiredo Maciel; Maria dos Remédios Antunes Magalhães; Rúbia Elza Martins de Sousa; Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino Silva; Vivian Mengarda Floriani; Zenelise Drodowski.
Capítulos
Capítulo 1
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO – ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA INCLUIR O MUNICIPIO DE CASSERENGUE-PB
Gutemberg Cardoso da Silva; Francisco Coelho Mendes
Capítulo 2
A INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO PARA APOIAR A CONSTRUÇÃO DE UMA EMPRESA JÚNIOR EM UM CURSO DE GASTRONOMIA
Márcia Maria de Figueiredo Maciel; Antonio Agaildes Sampaio Ferreira; Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino Silva; Maria dos Remédios Antunes Magalhães
Capítulo 3
OS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS NO TURISMO: O CASO DA REGIÃO TURÍSTICA COSTA VERDE & MAR – SANTA CATARINA, BRASIL
Luciana Vargas; Vivian Mengarda Floriani; Zenelise Drodowski
Capítulo 4
CONTRIBUIÇÃO DO SETOR DE GASTRONOMIA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA E PARA O MERCADO DE TRABALHO
Luann Carlos Rodrigues Figueiredo; Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino Silva; Antonio Agaildes Sampaio Ferreira
Capítulo 5
NOS ENCONTRAMOS NA REDE: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DE MULHERES QUE ATUAM NO TRADE TURÍSTICO EM MATO GROSSO DO SUL
Fabiana Ferreira de Sousa; Rúbia Elza Martins de Sousa; Daniele Paula Juchneski
Capítulo 6
RELAÇÃO ENTRE FOLCLORE E TURISMO – PRESENÇA DE MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR EM FESTAS RELIGIOSAS DA PARAÍBA
Gutemberg Cardoso da Silva; Luiz Ernesto Brembatti
Capítulo 7
RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DA EJA NAS ESCOLAS DO TERRITÓRIO DO ANTIGO QUILOMBO DO CABULA
Alaide Santos de Santana; Josenita de Oliveira Evangelista de Souza; Lívia Villas Bôas; Eudes Mata Vidal
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK