ISBN: 978-65-5492-001-8

DOI: 10.5281/zenodo.7684620

Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adailde Miranda da Silva Carvalho; Carla Cibele de Oliveira; Cláudio Firmino Arcanjo; Elisandra Santos da Silva; Gisalda Pinheiro Meira Alves; Glaucia Soares da Silva; Gustavo Bluhm e Silva; Jaqueline Carvalho Nunes; João Alfredo Martins Marchi; João Fernando Costa Júnior; João Luís Pereira Ourique; Lucas Henrique da Luz; Luciane Medeiros de Souza Conrado; Luciene Novais de Freitas Brito; Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa; Maria Emília Pinto Vilarinho; Mariana Silveira Ravaza; Mário Domingos Leme; Marta Maria Nascimento de Souza; Presleyson Plínio de Lima; Renato dos Santos da Costa; Tatiane Milene Souza Meller; Verônica Regina Müller.

Capítulos
Capítulo 1
AS “ENSINAGENS” DE CRIANÇAS COMO SUBSÍDIO PARA A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL 
João Alfredo Martins Marchi; Maria Emília Pinto Vilarinho; Verônica Regina Müller

Capítulo 2
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 
Elisandra Santos da Silva; Adailde Miranda da Silva Carvalho

Capítulo 3
OUVINDO A VARIAÇÃO, ENXERGANDO A PESSOA 
Mariana Silveira Ravaza; Gustavo Bluhm e Silva; João Luís Pereira Ourique

Capítulo 4
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO SOB A PERSPECTIVA DE EDGAR MORIN 
João Fernando Costa Júnior; Presleyson Plínio de Lima; Mário Domingos Leme; Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa; Carla Cibele de Oliveira; Cláudio Firmino Arcanjo; Gisalda Pinheiro Meira Alves; Luciene Novais de Freitas Brito; Marta Maria Nascimento de Souza

Capítulo 5
A “LOUCURA” E A RELAÇÃO DOS PACIENTES ADOLESCENTES COM A ARTE TEATRAL: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA COM ESTAGIÁRIOS DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE MARINGÁ - PR 
João Alfredo Martins Marchi; Jaqueline Carvalho Nunes; Tatiane Milene Souza Meller

Capítulo 6
A COMUNIDADE QUE SE VAI: PELO DIREITO DE CONVIVER 
Lucas Henrique da Luz; Verônica Regina Müller; Glaucia Soares da Silva

Capítulo 7
APRENDIZAGEM COLABORATIVA IN PROGRESS: A UTILIZAÇÃO DAS LIVES PELO PROFESSOR EM TEMPOS DE COVID-19 
Luciane Medeiros de Souza Conrado; Renato dos Santos da Costa

AUTORES