ISBN: 978-65-84525-55-9


Descrição: A obra intitulada “Discursos e práticas docentes: reflexão e ação educativa – Volume 3” reúne trabalhos de diversos docentes. Os autores e autoras abordam diversos temas que foram vivenciados na prática pedagógica, conforme a realidade ressignificada no contexto escolar. 
No capítulo 1, Cristiane Farias do Nascimento, Ângela Maranhão Santos, Janaína Vieira de Souza Pontes, Edna Maria Batista de Paiva e os autores André Carlos Monteiro, Vinícius Julião de Oliveira discorrem sobre o tema “O desenvolvimento da educação integral: distintas faces de um programa educativo”. 
No capítulo 2, há uma discussão sobre a contribuição da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem no ensino médio. Esse estudo apresenta algumas reflexões a respeito da ideia de que a educação oferecida em nossas escolas deve favorecer o convívio de sentimentos, emoções, conhecimentos, pensamentos, afetividade, tudo isso sendo experimentado em um mesmo espaço. 
No capítulo 3, as autoras Edna Maria Batista de Paiva e Cristiane Farias do Nascimento abordam sobre o tema “Gestão democrática e melhoria da qualidade do ensino”. Nesse sentido, elas apresentam subsídios para estruturar o trabalho pautado na significação do conceito da gestão democrática, na busca de uma relação de horizontalidade na escola como elemento propiciador de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
No capítulo 4, Edna Vieira de Assis Aquino e Givanildo Pacheco de Aquino Filho analisam alguns aspectos importantes da educação financeira para o ensino médio. Nesse sentido, a autora e o autor ressaltam que  as políticas educacionais para o Ensino Médio têm como principal preocupação a formação dos jovens para o mercado de trabalho, mas não  oferecem uma educação financeira para esses jovens, no sentido que aprendam a aperfeiçoar a aplicação dos salários que recebem.
No capítulo 5, Lívya Riff Novaes, Cristiane Farias do Nascimento, Ângela Maranhão Santos, Janaína Vieira de Souza Pontes e André Carlos Monteiro investigaram sobre a o tema “A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação superior.” Nesse sentido, destacam como a afetividade se mostra importante na motivação dos estudantes no que diz respeito às disciplinas do currículo, dos professores que as lecionam e, consequentemente, da aprendizagem escolar.
No capítulo 6, Ivonete Jorge dos Santos e Claudecir Ancelmo da Silva analisam as dificuldades e perspectivas da gestão escolar democrática. Logo, eles trazem algumas considerações e conceitos pertinentes quando são abordadas as características, os princípios básicos tendo em mente como isso pode refletir no Projeto Político Pedagógico da escola.
No capítulo 7, os autores há uma discussão sobre a responsabilização dos resultados das avaliações externas sobre os professores de língua portuguesa nas escolas estaduais de Pernambuco. 
No capítulo 8, Natali de Souza Holanda reflete sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. A autora ressalta que a escola é o espaço que tem um papel fundamental para promover o ensino de qualidade para os alunos com necessidades especiais, visando o seu desenvolvimento fazendo com que sejam de fato incluso oferecendo condições, onde os mesmos não sejam apenas integrados, por isso se faz necessário o estudo sobre a inclusão.
No capítulo 9, André Carlos Monteiro, Ângela Maranhão Santos, Cristiane Farias do Nascimento e Lívya Riff Novaes investiga sobre a percepção do impacto do programa segundo tempo entre os coordenadores de núcleo do Agreste de Pernambuco. 
No capítulo 10, Dagoberto Augusto Neves Duarte e Robson Rayan Brandão Ramalho de Souza investigaram sobre as contribuições do número de ouro nas Ciências e nas Artes.
No capítulo 11, Armando Alves de Menezes e Claudimary Laleska F. L. de Menezes discutem sobre o ensino significativo das expressões algébricas, destacando a álgebra elementar através da solução de problemas.

Organizadores: Jadilson Marinho da Silva; Rafaella Sales da Silva; Maria Rosineide Saraiva Sombra e Lilian Bento de Souza Silva

Autores: André Carlos Monteiro; Ângela Maranhão Santos; Armando Alves de Menezes; Claudecir Ancelmo da Silva; Claudimary Laleska F. L. de Menezes; Cristiane Farias do Nascimento; Dagoberto Augusto Neves Duarte; Edna Maria Batista de Paiva; Edna Vieira de Assis Aquino; Eline Lopes de Oliveira; Givanildo Pacheco de Aquino Filho; Ivonete Jorge dos Santos; Jadilson Marinho da Silva; Janaína Vieira de Souza Pontes; Lívya Riff Novaes; Natali de Souza Holanda; Rafaella Sales da Silva; Robson Rayan Brandão Ramalho de Souza; Vinícius Julião de Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: DISTINTAS FACES DE UM PROGRAMA EDUCATIVO
Cristiane Farias do Nascimento; Ângela Maranhão Santos; Janaína Vieira de Souza Pontes; Edna Maria Batista de Paiva; André Carlos Monteiro; Vinícius Julião de Oliveira

Capítulo 2
CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE NO ENSINO MÉDIO
Eline Lopes de Oliveira; Jadilson Marinho da Silva  

Capítulo 3
GESTÃO DEMOCRÁTICA E MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO
Edna Maria Batista de Paiva; Cristiane Farias do Nascimento 

Capítulo 4
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO: RELAÇÃO TRABALHO-CONSUMO-CONHECIMENTO
Edna Vieira de Assis Aquino; Givanildo Pacheco de Aquino Filho 

Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Lívya Riff Novaes; Cristiane Farias do Nascimento; Ângela Maranhão Santos; Janaína Vieira de Souza Pontes; André Carlos Monteiro 

Capítulo 6
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DIFICULDADES E CONQUISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL FREI CASSIANO COMACCHIO EM BELO JARDIM - PE
Ivonete Jorge dos Santos; Claudecir Ancelmo da Silva 

Capítulo 7
A RESPONSABILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rafaella Sales da Silva; Jadilson Marinho da Silva 

Capítulo 8
INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
Natali de Souza Holanda 

Capítulo 9
A PERCEPÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO ENTRE OS COORDENADORES DE NÚCLEO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
André Carlos Monteiro; Ângela Maranhão Santos; Cristiane Farias do Nascimento; Lívya Riff Novaes

Capítulo 10
CONTRIBUIÇÕES DO NÚMERO DE OURO NAS CIÊNCIAS E NAS ARTES
Dagoberto Augusto Neves Duarte; Robson Rayan Brandão Ramalho de Souza 

Capítulo 11
O ENSINO SIGNIFICATIVO DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Armando Alves de Menezes; Claudimary Laleska F. L. de Menezes 

AUTORES

ORGANIZADORES