ISBN: 978-65-84599-92-5


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana Magro; Alex Maciel de Jesus; Alice Dilma Oliveira da Silva; Amanda Lopes Bezerra; Bruna Duda Piumbini; Caroline do Rosario Nascimento; Clovis Costa dos Santos; Debora Silva Rabelo; Eliandra Araújo Souza; Eryck Dieb Souza; Fernando Rodrigues Nascimento; Francisco Antonio Nascimento; Getuliana Sousa Colares; Jander Tavares de Souza; Jocilene dos Santos F. da Silva; Joice Maria Scheibel; José Hélder Pinheiro Alves; Josenildo Almeida dos Santos; Katiúscia Nobre Borba; Ketlen Koide de Jesus; Marcelo Eichler; Maria Rosilane da Costa; Matheus Santana da Silva Nascimento; Monique de Souza Rosa; Natalia Lepaus Loureiro; Railan Brito de Almeida; Rayane de Andrade Silva; Robson de Jesus Andrade; Sônia Mendes Ferreira; Valdiane Souza de Argolo; Wendel Melo Andrade.

Capítulos
Capítulo 1
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA: O USO DO POWERPOINT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA 
Amanda Lopes Bezerra

Capítulo 2
A PROSTITUIÇÃO NO LIVRO “O SAPATO DE SALTO”, DE LYGIA BOJUNGA E NA CANÇÃO “TROCA DE CALÇADA”, DE MARÍLIA MENDONÇA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA 
Rayane de Andrade Silva; Matheus Santana da Silva Nascimento; José Hélder Pinheiro Alves

Capítulo 3
A QUÍMICA DOS MEDICAMENTOS: UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS 
Monique de Souza Rosa; Joice Maria Scheibel; Katiúscia Nobre Borba; Marcelo Eichler

Capítulo 4
AMEFRICANIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA 
Adriana Magro; Alice Dilma Oliveira da Silva; Bruna Duda Piumbini; Caroline do Rosario Nascimento; Debora Silva Rabelo; Natalia Lepaus Loureiro

Capítulo 5
EDUCAÇÃO POPULAR: COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS FORMATIVAS PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NO ASSENTAMENTO SÃO PAULO EM SANTA INÊS-BA 
Alex Maciel de Jesus; Josenildo Almeida dos Santos; Valdiane Souza de Argolo

Capítulo 6
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ESTADO DO CEARÁ, O SPAECE- ALFA: EMBATES E DILEMAS 
Maria Rosilane da Costa; Francisco Antonio Nascimento; Fernando Rodrigues Nascimento; Getuliana Sousa Colares; Eryck Dieb Souza; Wendel Melo Andrade

Capítulo 7
E AGORA, COMO FICA O ENSINO DE GEOGRAFIA COM A SALA DE AULA REMOTA? 
Clovis Costa dos Santos; Railan Brito de Almeida; Sônia Mendes Ferreira; Robson de Jesus Andrade; Jocilene dos Santos F. da Silva

Capítulo 8
AULA PRÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS EM BIOQUÍMICA: UMA PROPOSTA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 
Eliandra Araújo Souza; Jander Tavares de Souza; Ketlen Koide de Jesus

AUTORES