Uniesmero
Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 1
ISBN: 978-65-84599-84-0
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Ana Paula da Silva Azevedo de Souza; Andréa Silva Azevedo; Andreza Karla de Souza Ribeiro Gomes; Anesio Marcilio dos Santos Pereira; Celi Nelza Zülke Taffarel; Eliane Gonçalves dos Santos; Eloisa da Silva Pauletti; Evericia Azevedo da Silva; Gabriela do Espírito Santo; Italo José Sales Marques; Iure Coutre Gurgel; Kaliane Valdemiro dos Santos; Lucas Lafaiete Leão de Lima; Lucia Maria de Lima; Luciano Soares da Silva; Manoel Honório Romão; Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo; Pedro Henrique Ferreira de Melo.
Capítulos
Capítulo 1
PIBID E IDENTIDADE DOCENTE: OLHARES E REFLEXÕES
Evericia Azevedo da Silva; Italo José Sales Marques; Iure Coutre Gurgel; Kaliane Valdemiro dos Santos
Capítulo 2
A ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA EDUCACIONAL
Andréa Silva Azevedo
Capítulo 3
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA REDE TEMÁTICA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEI-CAp/UFRN)
Andreza Karla de Souza Ribeiro Gomes; Manoel Honório Romão; Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo
Capítulo 4
FILME: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eloisa da Silva Pauletti; Lucas Lafaiete Leão de Lima; Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 5
NORMATIVISMO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A IMPULSÃO DE UM PORTUGUÊS HOMOGÊNEO E IMUTÁVEL NAS REDES SOCIAIS
Anesio Marcilio dos Santos Pereira
Capítulo 6
VISITANDO UMA ALDEIA INDÍGENA COMO ATIVIDADE EXTRACLASSE PARA OS ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NA ZONA RURAL DE SÃO SEBASTIÃO – AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pedro Henrique Ferreira de Melo; Gabriela do Espírito Santo; Luciano Soares da Silva; Celi Nelza Zülke Taffarel
Capítulo 7
INCLUSÃO ESCOLAR: A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR
Ana Paula da Silva Azevedo de Souza; Lucia Maria de Lima
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK