ISBN: 978-65-85175-00-5


Descrição: O ensino de matemática nas escolas da Educação Básica vem passando por diversas transformações nas últimas décadas, especialmente no que diz respeito a forma como o professor ensina matemática aos seus alunos. Nesse cenário, da década de 1980 para cá, surgiram diversas tendências dentro da educação matemática, como a resolução de problemas, modelagem matemática, entre outras. O que há de comum em muitas dessas tendências é fato de colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, e abordar a construção do conhecimento matemático por meio de situações que envolvam o cotidiano dos alunos.
Nesse sentido, também a partir da década de 1980, os cursos de formação inicial de professores de matemática, passam a incluir em suas ementas, disciplinas específicas que abordam a utilização do Laboratório de Ensino da Matemática (LEM). Em geral, essas disciplinas têm como objetivo propiciar práticas de ensino aos futuros professores, elaborar materiais pedagógicos que podem ser utilizados pelos mesmos posteriormente em sala de aula, e incentivar os licenciandos a elaborarem situações didáticas desafiadoras, que rompam com o paradigma de aulas tradicionais no ensino de matemática na educação básica.
Assim, esse material tem por objetivo fazer uma breve discussão sobre a importância da utilização dos recursos do LEM para o ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, e apresentar algumas sugestões de sequências didáticas que foram elaboradas pelos licenciados do curso de Licenciatura em Matemática (IFMT-UAB), durante a disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática III, no ano letivo de 2021. 
Essas sequências didáticas podem ser utilizadas por professores do ensino fundamental e médio, independente da escola possuir ou não um laboratório de matemática, pois, são atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, e envolvem materiais de baixo custo. 
Esperamos que esse material possa contribuir com a formação de novos Licenciandos em Matemática, e com o trabalho de professores que atuam na educação básica, e buscam um ensino de matemática mais dinâmico e atrativo.

Organizador: Eder Joacir de Lima

Capítulos
Capítulo 1
Laboratório de Ensino de Matemática e sua importância no processo de ensino-aprendizagem

1.1 Introdução

1.2 O Laboratório de Ensino de Matemática

1.3 – Construção e composição de um LEM

Capítulo 2
2 – O ensino de matemática por meio de propostas didáticas no contexto do LEM

2.1 - Bingo das funções

2.2 - Função Mágica e Jogo da Memória de Conjuntos

2.3 - Jogo das funções representadas por linha reta

2.4 - Bingo das funções

2.5 - Teodolito caseiro

2.6 - Tabuleiro da probabilidade

2.7 - Demonstração do Teorema de Pitágoras com material manipulável

2.8 - Bambolê trigonométrico

2.9 - Estudando análise combinatória e probabilidade por meio do jogo do palitinho

2.10 - Estudando cônicas por meio de dobradura

2.11 - Construção de uma elipse no Geogebra

2.12 - Construção de poliedros com material de baixo custo