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ISBN: 978-65-84525-36-8


Descrição: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa: Instituições, Práticas Educativas e História, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e tem como foco uma pesquisa de abordagem historiográfica sustentada na investigação de aspectos das memórias e trajetórias de professoras egressas da Escola Normal, bem como suas reminiscências e inserção profissional em uma instituição  de ensino público em Bananeiras/PB: o Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida. A pesquisa justifica-se por dar visibilidade à história de professoras veteranas da Escola Normal e às suas práticas de ensino, sobretudo no que diz respeito à formação docente para o ensino infantil e séries iniciais em Bananeiras e cidades circunvizinhas, no interior paraibano, onde estabeleceram experiências de vida em época longínqua. Como objetivo pretende-se analisar, por meio das memórias e da história oral, as narrativas dessas professoras sobre as práticas docentes, identificando diferentes discursos e subjetividades, dialogando com temáticas relevantes para a formação docente, uma vez que o ensino nas séries iniciais está atrelado à formação da Escola Normal. Para dialogar sobre memória buscou-se respaldo nos referenciais de Halbwachs (2013), Bosi (1994), Candau (2019), Nora (2011), Paul Ricœur (2007), Izquierdo (2011) e Le Goff (2013); assim como sobre história oral a pesquisa está amparada em Alberti (2013), Delgado (2010), Meihy e Seawrigth (2020). No que se refere às escritas de si, a referência é Silva (2019), enquanto para o tema formação docente foram considerados: Charlot (2013), Pimenta (1999), Nóvoa (2020) e Freire (2015). Procedeu-se ainda à pesquisa de trabalhos conclusivos (monografias, dissertação e tese) sobre memórias e trajetórias de professoras do ensino normal na cidade de Bananeiras/PB, no interesse de averiguar sua existência nesse campo de investigação, não tendo sido encontrado nenhum trabalho que versasse sobre essas narrativas. Entende-se que as memórias e trajetórias de professoras egressas cooperam na ressignificação do conhecimento, estimulando a inserção e o protagonismo social, por isso foi necessário acolhê-las, dialogando e refletindo sobre as práticas docentes atuais.

Autor: Luiz Eduardo Paulino da Silva

Capítulos
Capítulo 1
A CONSTRUÇÃO DO OBJETO: PALAVRAS INTRODUTÓRIAS

Capítulo 2
MEMÓRIAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO ALGUSTO DE ALMEIDA

Capítulo 3
NARRATIVAS QUE ANTECEDEM A DOCÊNCIA

Capítulo 3
MEMÓRIAS DAS PROFESSORAS: Diálogo e formação docente

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

AUTOR 


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