ISBN: 978-65-89976-79-0


Descrição: Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2 possui como perspectiva dar continuidade à coletânea de artigos relacionados aos desafios e possibilidades da docência na contemporaneidade, ao passo que os artigos apresentados retratam uma gama de alternativas educacionais vivenciadas pelos autores e autoras nos diversos níveis de ensino.
O livro discorre acerca de considerações sobre o Projeto Integrador desenvolvido no IFBA/Campus Simões Filho, o qual enfatiza a importância das discussões no que se conjectura o campo das relações étnico-raciais no ambiente escolar para a ampliação de saberes e estímulos relacionados à reflexão crítica e a autoestima. Salienta-se também as projeções de um caminho diferente da interculturalidade na escola, incluindo a identidade docente e o currículo escolar, estudo esse baseado em uma escola de Ensino fundamental. Corrobora-se, por conseguinte, a relevância que a disciplina Educação Física Escolar angaria nas instituições escolares no que se frisa as contribuições do corpo, enquanto sujeito que necessita desvincular-se do mundo eurocêntrico, corpos estes que por muitas vezes são rechaçados e subalternizados.
Ainda nessa consonância, fomenta-se em pesquisas sobre as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) e metodologias ativas, desencadeando análises das formas de inserir tais ferramentas nos âmbitos educacionais, a qual menciona a origem e evolução dos computadores, bem como elenca algumas. Ao longo da coletânea ressalta-se também o trabalho promovido por docentes que atuam na sala de recursos multifuncionais em educação especial, com o intuito de inclusão escolar. Nessa mesma vertente de includente, destaca-se a investigação que elenca os aspectos linguísticos da LIBRAS e adversidades encontradas pelos surdos na aquisição da língua escrita, tendo como objetivo, a compreensão do universo da cultura surda, suas particularidades e desafios na sociedade.
Descreve-se ainda, outro estudo que tece uma análise bibliográfica sobre a mobilização de aprendizagens acarretadas com os recursos lúdicos no desenvolvimento de indivíduos na faixa etária de alfabetização infantil e que possuem dislexia. E por fim infere-se um trabalho executado em Moçambique sobre as práticas coercitivas e seus impactos na educação primária.
Os capítulos apresentados têm amplitude na área da Educação e contemplam assuntos dos mais variados temas, abrindo um leque de oportunidades aos leitores que visam subsídios para uma educação conectada com os problemas atuais e pertinentes, contudo, que despertam discussões cada vez mais amplas na melhoria dos processos educacionais.

Organizadores: Claudionor Nunes Cavalheiro e Laise Katiane Alencar Lima

Autores: Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti; Cássia Regina Dias Pereira; Eusébio dos Santos Gervásio; Fabiana de Oliveira Gadelha; João Fernando Costa Júnior; Leonardo Silva Moraes; Livia Fraga Celestino; Luis Carlos Loss Lopes; Marcio Rogerio Bresolin; Milagre Daniel A. Banze; Mônica de Souza Oliveira; Nelci Vieira Borges; Sarmánia Zarles Santos Pereira; Viviane Lima Martins.

Capítulos
Capítulo 1
PROJETO INTEGRADOR DA CONSCIÊNCIA NEGRA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E UMA NOVA ABORDAGEM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Livia Fraga Celestino; Viviane Lima Martins

Capítulo 2
A INTERCULTURALIDADE E A DESCOLONIALIDADE: UM PROCESSO PARA TRANSFORMAÇÃO ENTRE PROFESSOR E CURRICULO ESCOLAR
Marcio Rogerio Bresolin 

Capítulo 3
REFLEXÕES SOBRE AS TICS - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
João Fernando Costa Júnior; Leonardo Silva Moraes; Luis Carlos Loss Lopes 

Capítulo 4
A INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA SALA DE RECURSOS
Nelci Vieira Borges; Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti; Cássia Regina Dias Pereira 

Capítulo 5
ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS E DESAFIOS DOS SURDOS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
Fabiana de Oliveira Gadelha; Sarmánia Zarles Santos Pereira; Viviane Lima Martins 

Capítulo 6
ENTENDENDO O PÓS-COLONIAL COMO UMA FORMA OUTRA DE CULTURA E CONHECIMENTO POR MEIO DO CORPO
Marcio Rogerio Bresolin 

Capítulo 7
DISLEXIA: UMA ANÁLISE DO USO DE RECURSOS LÚDICOS EM SALA DE AULA
Mônica de Souza Oliveira; Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti; Cássia Regina Dias Pereira 

Capítulo 8
PRÁTICAS EDUCATIVAS COERCITIVAS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PRIMARIA EM MOÇAMBIQUE
Eusébio dos Santos Gervásio; Milagre Daniel A. Banze 

AUTORES

ORGANIZADORES