ISBN: 978-65-84525-43-6


Descrição: A obra intitulada “Avaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas” é fruto de uma dissertação de mestrado de Antônio Aécio Gonçalves Tenório Cavalcanti, egresso da Universidad Desarrollo Sustentable.
O autor aborda sobre as dificuldades encontradas pela escola nas avaliações externas para a consolidação de políticas públicas educacionais das quais tratam o tema. Logo, o autor observou o trabalho desenvolvido pela escola, por meio da gestão pedagógica e professores de matemática, para a implementação de estratégias metodológicas que contribuem com os avanços significativos a partir dos resultados obtidos pela instituição de ensino.
Nesse contexto, o autor reflete também sobre as discussões políticas públicas educacionais, a avaliação em larga escala, o ensino e a avaliação em matemática, o uso de metodologias para o ensino a aprendizagem em matemática, a resolução de problemas matemáticos e o programa fortalecimento da aprendizagem em matemática; escola e professor reflexivo, formação continuada e formação continuada para professores de matemática.
Em relação a motivação no ensino da matemática, o autor destaca que No contexto educacional a motivação dos alunos é um importante desafio com que nos devemos confrontar, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem.
Por fim, o autor enfatiza que as avaliações externas aprofundaram a discussão de procedimentos estatísticos e educométricos, ressaltando a importância da construção de matrizes de avaliação, a padronização de provas e a interpretação pedagógica de resultados, com destaque para a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade de resultados ao longo do tempo e entre séries diferentes.

Autor: Antonio Aécio Gonçalves Tenório Cavalcanti

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
ANTECEDENTES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APÊNDICES