ISBN: 978-65-89976-70-7


Descrição: A presente Coletânea tem origem em reflexões e discussões desenvolvidas por estudantes de Pós-graduação Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Guarapuava/Pr e da UEL, Londrina/Pr, na Disciplina Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural.
Contempla a importância e imprescindibilidade da discussão das políticas educacionais internacionais e brasileiras para uma educação intercultural nos Programas de Pós-Graduação em Educação, considerando que os pós-graduandos são professores e pesquisadores que atuam na Educação Básica e Superior. Fortalece a discussão e implementação da política de Educação das Relações Étnicorraciais nas Instituições Escolares, um assunto que deve estar presente na formação dos estudantes da educação básica até a pós-graduação. A proposta dessa obra é de reflexão sobre o tema, por compreendermos ser esse um caminho para desenvolver novas ações e proposições que alarguem a prática pedagógica de professores, que lidam constantemente com os problemas decorrentes do racismo, da discriminação, do tratamento desigual de estudantes, de culturas, de povos. 
A Coletânea está organizada em dois volumes. Este é o volume II e apresenta 6 capítulos que se debruçam sobre o diálogo para uma educação que vise a interculturalidade e os direitos humanos tendo em vista experiências internacionais e nacionais. Assim, os capítulos procuram articular esses dois eixos, analisando e interpretando as políticas internacionais da UNESCO pelo contraponto do Movimento Negro e do Movimento Indígena como protagonistas de uma pedagogia afirmativa e antirracista, e que pela obrigatoridedade da Lei 10.639/2003 alterada pela Lei 11.645/2008 a educação escolar ainda precisa avançar em novas práticas mais inclusivas e dialogadas.

Organizadores: Jefferson Olivatto da Silva; Eliane Cleide da Silva Czernisz 

Autores: Diomara Rénhrá Lourenço Mathias; Fernando Henrique Cardoso; Jean Claudio Sales Nominato; Jefferson Olivatto da Silva; Keila de Oliveira; Lucicleia Krik; Maria Nilse Favato; Milena Blonski Sampaio; Mônica Matos Barbosa; Murilo Has; Pablo Jonathan Prado; Thais R.C. Maas; Viviane de Lara; Zilmara Elaine Dante.

Capítulos
PREFÁCIO
Eliane Cleide da Silva Czernisz e Jefferson Olivatto da Silva

Capítulo 1
O RACISMO NO ENSINO SUPERIOR PELA INTERFACE ENTRE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO E NEUROPSICOLOGIA
Jefferson Olivatto da Silva

Capítulo 2
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: A ETNOCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO SURDO NO CONTEXTO INDÍGENA
Lucicleia Krik Atamanczuk, Diomara Rénhrá Lourenço Mathias e Fernando Henrique Cardoso

Capítulo 3
DECOLONIZAR O SABER:  EPISTEMOLOGIAS A PARTIR DO OUTRO LADO DA LINHA
Mônica Matos Barbosa Thais R.C. Maas Viviane de Lara

Capítulo 4
A FORMAÇÃO SOCIAL DO SUJEITO POLÍTICO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INTERCULTURAL INDÍGENA: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES
Jean Claudio Sales Nominato e Murilo Has

Capítulo 5
EDUCAÇÃO PARA INTERCULTURALIDADE NO BRASIL: INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO
Maria Nilse Favato e Zilmara Elaine Dante     

Capítulo 6
O MOVIMENTO NEGRO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRA: UM OLHAR PARA LEI N.10639/2003
Claudia Maria de Sousa de Lima,  Laís Negrão de Souza e  Muriel Luvison Nunes da Silva

Capítulo 7
CONHECIMENTO PODEROSO NA (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA
Keila de Oliveira, Milena Blonski Sampaio e Pablo Jonathan Prado

AUTORES

ORGANIZADORES