ISBN: 978-65-89976-75-2


Descrição: Constantemente, professores buscam o aperfeiçoamento dos processos educativos, pois o tradicional vem sendo muito criticado, além de não despertar o interesse dos alunos, visto que estamos inseridos em uma sociedade digitalizada, na era da Internet, das redes sociais, dos celulares com milhões de aplicativos e redes sociais. Isso leva à necessidade de aliar Educação e inovação, criatividade e modernização na sala de aula, onde a aula tradicional vem perdendo espaço. Ao professor compete conduzir essa aprendizagem significativa.
O Ensino de Biologia e Ciências através de aulas práticas permite a compreensão dos processos biológicos, bem como o papel da Ciência e tecnologia no mundo atual. Nesse contexto, aulas práticas proporcionam aos alunos um aprendizado mais consistente e, para tanto, pode-se utilizar diferentes recursos, com o objetivo de tornar o conteúdo teórico mais interessante, motivador e próximo da realidade. O uso de apresentações de slides, vídeos, debates, feiras, e em especial atividades práticas em laboratórios são fundamentais para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tornando mais fácil o aprendizado e compreensão dos conteúdos programáticos.
Os conteúdos desta obra, apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Esta obra conta com trabalhos científicos, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadoras: Maria Antônia Ramos Costa, Ady Correa da Costa Oliveira, Marina Santana dos Santos

Autores: Ady Correa da Costa Oliveira; Alessandro de Souza Reis; Ana Cristina Guimarães dos Reis; Caroline Bispo dos Santos; Franciele Aparecida da Silva; Joabson da Silva Cruz; Leia Guedes Luciano; Maria Antônia Ramos Costa; Maria Aparecida de Passos; Marina Santana dos Santos; Naate Silveira Fernandes.

Capítulos
Capítulo 1
JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Alessandro de Souza Reis; Ady Correa da Costa Oliveira; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 2
A BIOLOGIA NO CURRICULO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO
Ana Cristina Guimarães dos Reis; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 3
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Maria Aparecida de Passos; Maria Antônia Ramos Costa 

Capítulo 4
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL RELACIONADAS AO APRENDIZADO DA ÁREA DE BOTÂNICA
Caroline Bispo dos Santos; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 5
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Franciele Aparecida da Silva; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 6
SÁUDE NA ESCOLA: ANALISANDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Naate Silveira Fernandes; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 7
DESAFIO À PRÁTICA DOCENTE EM BIOLOGIA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Joabson da Silva Cruz; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 8
O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTE SURDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leia Guedes Luciano; Marina Santana dos Santos

AUTORES

ORGANIZADORAS