ISBN: 978-65-84525-23-8


Descrição: O livro “Relação entre ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil no mercado de trabalho” é um estudo realizado por Clésia Silva Diamantino, egressa do Instituto de Educação Superior Kyre’ỹ Sãso. 
Nessa obra, a autora descreve os entraves na implementação e a aplicação do Programa Mediotec, reflete sobre a concepção de Educação Profissional do Mediotec na perspectiva dos professores e a trajetória dos alunos oriundos do Mediotec e sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, ela destaca a mudança filosófica da BNCC que atribuiu às escolas de Ensino Médio mais uma função, sem o aparato técnico obrigatório para o sucesso do novo Ensino Médio.
No primeiro momento, para contextualizar a temática em estudo, a autora apresenta o marco histórico da educação profissional de jovens e adultos no Brasil. Além disso, apresenta o processo de implantação dos cursos técnicos nas escolas estaduais, destacando assim, o papel do governo na formação técnico-profissionalizante. Uma formação profissional garantida na LDBEN precisa apresentar as condições para as escolas.
No segundo momento, a autora aborda sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)  e a relação com o trabalho com o intuito de apresentar o objetivo principal dessa política e o real acesso. Por conseguinte, reflete sobre MedioTec, destacando as suas perspectivas, os  seus desafios e a aplicação na atualidade. 
No terceiro momento é apresentado uma análise sobre  a implementação e aplicação do Programa Mediotec no Ensino Médio, na cidade de Lençóis-BA. Nesse caso, a autora realizou uma pesquisa em uma Escola de Ensino Médio estadual, na cidade de Lençóis, Bahia, observando alguns aspectos e documentos da escola, tais como: organização do ensino, o currículo e Projeto Político Pedagógico – PPP. 
Portanto, convido-os a conhecer melhor esta obra, na qual a pesquisadora Clésia faz uma abordagem pertinente a relação entre o ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil, destacando diversos pontos essenciais para compreender melhor sobre esse sistema.

Autora: Clésia Silva Diamantino

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO 

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO 

Capítulo 4
MARCO ANALÍTICO 

CONCLUSÃO

RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS

A AUTORA