ISBN: 978-65-89976-62-2


Descrição: A produção do conhecimento científico tem buscado imperar diante da negação da realidade nos últimos tempos. Adentrar a natureza do real e as múltiplas determinações que formam a totalidade social tem sido uma tarefa complexa para os cientistas. No que tange à função social da educação, nos dias atuais, os estudos que circundam essa temática para a compreensão do funcionamento das sociedades tornaram-se imprescindíveis.
O equívoco histórico que nega o real tem encontrado inúmeras publicações que assumem a tarefa de analisar a realidade para além do visível imediato. É neste sentido, que a obra “O Complexo da Educação na Sociedade Capitalista” estabelece uma análise crítica sobre o fenômeno educativo, a partir das contradições existentes nas relações capitalistas de produção.
Diante dos inúmeros desafios impostos ao complexo educativo sistematizado frente aos postulados da sociedade burguesa, percebemos que as transformações das bases materiais afetam a maneira como os homens produzem sua existência. A partir de então, a educação passa a formular suas diretrizes para manter a produção e reprodução das relações capitalistas.
No contexto contemporâneo, o debate acerca da função social da educação na sociedade capitalista, requerem estudos que orientam as análises sobre a funcionalidade da educação regida sob o julgo do capital. Neste sentido, a obra busca evidenciar as relações travadas entre o complexo educativo e seu projeto de sociedade, indivíduo e formação.
Os artigos que compõem esta coletânea têm como esforço revelar o conjunto das relações que a educação estabelece com outros diversos complexos como política, economia, formação humana, Estado, trabalho etc. Desta forma, cada autor demostra compromisso científico em seus estudos, como autonomia teórico- metodológica. A partir de então, convidamos a todos a adentrarem no estudo da obra em questão, debruçando-se sobre cada temática proposta e suas especificidades.

Organizadores: Sirneto Vicente da Silva; Antônio Marcos Rocha de Carvalho; Lúcia Helena de Brito

Autores: Abraão Danziger de Matos; Ana Vládia Holanda Cruz; Antonio Marcos da Rocha Carvalho; Clarice Zientarski; Claudia de Souza Flores Borburema; Daniele Kelly Lima de Oliveira; Francisca Valéria Aguiar Ramos; Francisca Valéria de Sales Peixoto; Francisca Valkiria Gomes de Medeiros; Francisca Valmira Almeida Pinto; Gabriela Honorato dos Santos; Hermeson Claudio Mendonça Menezes; Iuri Nobre dos Santos; Ivilin Adrielle Moreira Sousa; Jackline Rabelo; Jarlenice Oliveira Lima; Jessika Candido Araujo; Jociene Araujo Lima; José Ernandi Mendes; Joyce Pereira Estani; Lúcia Helena de Brito; Marcela Mary José da Silva; Maria Luana Teixeira Chaves; Miriam Raquel PIazzi Machado; Nilene Matos Trigueiro; Perla Almeida Rodrigues Freire; Samara Taveira de Oliveira; Sandy Naédia Lucas de Oliveira; Sirneto Vicente da Silva.

Capítulos
Capítulo 1
A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO E ESCRAVIDÃO NA COMPREENSÃO DO RACISMO ESTRUTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Daniele Kelly Lima de Oliveira; Jackline Rabelo

Capítulo 2
A ESCOLANOVISTA: UMA SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL?
Sandy Naédia Lucas de Oliveira; Maria Luana Teixeira Chaves; Francisca Valmira Almeida Pinto; Jessika Candido Araujo; Francisca Valéria de Sales Peixoto; Clarice Zientarski; Perla Almeida Rodrigues Freire

Capítulo 3
O PAPEL DO EDUCADOR NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Abraão Danziger de Matos

Capítulo 4
PANDEMIA, PANDEMÔNIO E EDUCAÇÃO: AÇÕES/AUSÊNCIA DO ESTADO BRASILEIRO FRENTE À CRISE DA COVID-19
Jociene Araujo Lima

Capítulo 5
FORMAÇÃO DO LEITOR: LEITURAS INSURGENTES POR MEIO DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS E CULTURAIS
Joyce Pereira Estani; Claudia de Souza Flores Borburema

Capítulo 6
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DE ALTOS RENDIMENTOS: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS
Jarlenice Oliveira Lima; Miriam Raquel PIazzi Machado

Capítulo 7
COALIZÃO DE INTERESSES PARA JUSTIFICAR O ENSINO REMOTO
Francisca Valéria de Sales Peixoto; Clarice Zientarski; Francisca Valéria Aguiar Ramos; Sandy Naédia Lucas de Oliveira

Capítulo 8
POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY: ENADE E TEORIA DO CAPITAL HUMANO – ANTÍPODAS SOLIDÁRIOS
Hermeson Claudio Mendonça Menezes; Sandy Naédia Lucas de Oliveira; Francisca Valéria de Sales Peixoto

Capítulo 9
EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO COM REPERCUSSÃO PARA O CONHECIMENTO DO DISCENTE E A FORMAÇÃO DOCENTE
Abraão Danziger de Matos

Capítulo 10
FUNÇÃO DA ESCOLA E OS LIMITES DO TRABALHO DOCENTE FRENTE À AGRAVANTE DESIGUALDADE SOCIAL
José Ernandi Mendes; Francisca Valkiria Gomes de Medeiros; Ana Vládia Holanda Cruz

Capítulo 11
O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO REMOTO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
Ivilin Adrielle Moreira Sousa; Gabriela Honorato dos Santos; Samara Taveira de Oliveira; Nilene Matos Trigueiro

Capítulo 12
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O DIREITO À EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Abraão Danziger de Matos

Capítulo 13
REFORMAS EDUCACIONAIS, ESTREITAMENTO CURRICULAR E PANDEMIA COVID-19: AS OCPC NO CENTRO DO DEBATE
Sirneto Vicente da Silva; Antonio Marcos da Rocha Carvalho; Lúcia Helena de Brito

Capítulo 14
EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: A LEI 13.935/2019 E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Iuri Nobre dos Santos; Marcela Mary José da Silva

AUTORES

ORGANIZADORES