ISBN: 978-65-84599-55-0


Descrição: Uma Ciência tão antiga quanto a própria civilização, a engenharia acompanha a humanidade desde o princípio de sua evolução. A profissão foi fundamental para criar a sociedade como conhecemos atualmente. Então associada a outras ciências, permitiu que o homem saísse de condições nômades para fixar-se em uma local, evoluindo com o uso de recursos naturais. Essas criações que mudaram o rumo da sociedade como: alavancas, moinhos e polias, formaram a base técnica de inúmeras outras invenções mais complexas e são fruto do estudo dessa profissão.
Sendo assim, podemos descrever a engenharia como a utilização de conceitos teóricos e habilidades técnicas para o desenvolvimento. Seja de máquinas, edificações ou quaisquer outras formas de melhorar e facilitar a vida da sociedade.
A Engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação. Sua valorização vem aumentando com o passar dos anos e, nos países emergentes, como o Brasil, torna-se um ponto chave no caminho para o progresso, pois oferece a possibilidade de ampliação de infraestruturas do país para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e a resolução de problemas econômicos e sociais.
Os diferentes segmentos da Engenharia e entre os mais conhecidos estão as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Agronômica, de Produção e Química, possibilitam o exercício de diversas áreas como planejamento, gestão de processos e produtos e desenvolvimento de tecnologias, o engenheiro tem uma atuação universal. A Engenharia é uma profissão que utiliza da sua Ciência para proporcionar, com responsabilidade, o desenvolvimento da sociedade a partir de estudo, planejamento e análise de projetos.
Em um mundo no qual as mudanças acontecem de forma rápida, e os recursos naturais são cada vez mais escassos, a engenharia tem papel importante para diminuir o impacto das adversidades climáticas e na preservação do meio ambiente. Isso só é possível graças às pesquisas e desenvolvimento de novos produtos de tecnologia verde.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Ana Carolina Cellular Massone; Anderson Cristiano Rolim; André Vinicius Azevedo Borgatto; Bethania Brochier; Bianca Alencar Moreira; Cecília Maria Mota Silva Lins; Celso Henrique Farias Costa; Eduardo Antonio Maia Lins; Eduardo Jorge Nunes Cavalcanti; Emanuele Portella Mendonça; Gabriela Fanck dos Santos; Giovanni Bóro Paschoal; Guilherme Augusto Barros Gomes; Hérmany Nunes Martins de Barcelos; José Victor Marconi Cunha; Julia Helena Rossieri; Luan Pereira Camargo; Luciano Francisco Flores da Rosa; Luiz Henrique Dall’Antonia; Maria Gabriella Detone Guaita; Marluci Mello de Souza; Maurício Gammertt Rohnelt; Osvaldo José Correia Filho; Paola Lamberty; Paulo Pinheiro Castanheira Neto; Simone Perruci Galvão; Tatiana Cureau Cervo; Túlio Pedrosa de Souza; Vinícius Conceição de Araujo.

Capítulos
Capítulo 1
PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA
Luciano Francisco Flores da Rosa; Marluci Mello de Souza; Paola Lamberty; Maurício Gammertt Rohnelt; Bethania Brochier

Capítulo 2
A METODOLOGIA BIM APLICADA NO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DE OBRAS RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES
Paulo Pinheiro Castanheira Neto; Hérmany Nunes Martins de Barcelos; Vinícius Conceição de Araujo; José Victor Marconi Cunha

Capítulo 3
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS BIM NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS
Paulo Pinheiro Castanheira Neto; Bianca Alencar Moreira; Celso Henrique Farias Costa

Capítulo 4
AVALIAÇÃO DE MISTURAS COM MATERIAL FRESADO ESTABILIZADO COM CIMENTO, CAL E ROCHA BASÁLTICA PULVERIZADA PARA EMPREGO EM PAVIMENTAÇÃO
Anderson Cristiano Rolim; Tatiana Cureau Cervo; Gabriela Fanck dos Santos

Capítulo 5
CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA POR MEIO DE ANÁLISE TÁTIL-VISUAL DE UM TALUDE DA FORMAÇÃO CABO
Eduardo Jorge Nunes Cavalcanti; Cecília Maria Mota Silva Lins; Osvaldo José Correia Filho; Túlio Pedrosa de Souza; Eduardo Antonio Maia Lins; André Vinicius Azevedo Borgatto; Simone Perruci Galvão

Capítulo 6
COMPÓSITOS BASEADOS EM ÓXIDOS/HIDRÓXIDOS DE NÍQUEL SUPORTADOS EM CARBONO PARA ARMAZENAMENTO E GERAÇÃO DE ENERGIA
Giovanni Bóro Paschoal; Luan Pereira Camargo; Maria Gabriella Detone Guaita; Guilherme Augusto Barros Gomes; Julia Helena Rossieri; Luiz Henrique Dall’Antonia

Capítulo 7
GERAÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE COMÉRCIO VAREJISTA ALIMENTAR
Emanuele Portella Mendonça; Ana Carolina Cellular Massone

AUTORES