ISBN: 978-65-84599-52-9


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira 

Autores: Aline Franco Vargas; Aline Silva Brandão; Ana Paula Flores Botega; Ariéli Franco Vargas; Carlos Vital Giordano; Cleber Gibbon Ratto; Cristiano José Castro de Almeida Cunha; Danielson Erik Oliveira dos Santos; Edcleuma Nunes Magalhães Silva; Eliani Aparecida Busnardo Buemo; Elmer Érico Link; Fagner Gustavo Fortunato de Lima; Helenara Plaszewski; Janaina Damasceno Picanço; Jeferson Luis da Silva; Jessica Pedroso Fagundes; Karla Ozimar Teixeira; Luciane Maria Fadel; Magna Lima de Souza; Maria Lúcia Wilwert; Olívia Morais de Medeiros Neta; Paulo Roberto Prado Constantino; Raquel da Silva Duarte; Ricardo Cruz Macedo; Rodrigo Antonio Mattos; Rogério Santos Pedroso; Sandra Maria de Assis; Sandra Maria de Jesus Gonçalves; Sandra Maria Pereira de Abreu Nascimento; Solange Maria da Silva; Tereza Correia Queiroz; Thalita Cunha Motta; Uyara Ribeiro da Silva; Vanessa Hildebrando.

Capítulos
Capítulo 1
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS: POSSIBILIDADE DE SENTIDOS DE AUTORIDADE EM EDUCAÇÃO
Jeferson Luis da Silva; Elmer Érico Link; Cleber Gibbon Ratto

Capítulo 2
REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (STORYTELLING) COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Lúcia Wilwert; Luciane Maria Fadel; Cristiano José Castro de Almeida Cunha; Solange Maria da Silva

Capítulo 3
A UTILIZAÇÃO DO QUIZZ NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS
Aline Franco Vargas; Ariéli Franco Vargas; Ana Paula Flores Botega

Capítulo 4
AS FOTOGRAFIAS COMO FONTES NA PESQUISA E ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Sandra Maria de Assis; Olívia Morais de Medeiros Neta

Capítulo 5
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Raquel da Silva Duarte; Karla Ozimar Teixeira; Magna Lima de Souza; Danielson Erik Oliveira dos Santos; Thalita Cunha Motta  

Capítulo 6
MODALIDADES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO PAULO: UM OLHAR SOBRE TRÊS PROPOSTAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Carlos Vital Giordano; Paulo Roberto Prado Constantino; Fagner Gustavo Fortunato de Lima; Vanessa Hildebrando

Capítulo 7
DA RCNEI PARA BNCC: UM RETROCESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jessica Pedroso Fagundes; Helenara Plaszewski

Capítulo 8
“NÃO FOI FÁCIL, MAS EU ESTOU AQUI”: PERCURSOS AO ENSINO SUPERIOR ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE ORIGENS POPULARES NO INTERIOR CEARENSE
Ricardo Cruz Macedo; Tereza Correia Queiroz

Capítulo 9
O SINTE REGIONAL DE ARARANGUÁ NA MEMÓRIA DE PROFESSORES: ENTRE LEMBRANÇAS E LUTAS
Rodrigo Antonio Mattos

Capítulo 10
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DA QUESTÃO
Sandra Maria de Jesus Gonçalves; Janaina Damasceno Picanço; Edcleuma Nunes Magalhães Silva; Sandra Maria Pereira de Abreu Nascimento

Capítulo 11
O MOODLE NO ENSINO REMOTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUSQUE – SC
Rogério Santos Pedroso; Eliani Aparecida Busnardo Buemo

Capítulo 12
CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA  NO PROCESSO DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS E PROFESSORES DA  REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE IPAMERI
Aline Silva Brandão; Uyara Ribeiro da Silva

OS AUTORES