ISBN: 978-65-89976-57-8


Descrição: Se olharmos para a origem do latim, mídia é uma adaptação do plural de “medium”, que significa “meio”. No entanto, seu uso hoje vai muito além dessa ideia e envolve uma utilização ampla. O conceito como conhecemos hoje foi cunhado por Marshall McLuhan. O professor e intelectual chegou a definir a mídia como “uma extensão de nós mesmos” e argumentou que deveria ser uma ferramenta confiável e usada até como uma expressão de arte.
Ele também disse que as mídias amplificam ou aceleram processos já existentes, mudam a escala de associação e que vão muito além do conteúdo. Para ele, inclusive, o meio determina a mensagem — e não o contrário. O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet, por exemplo. A mídia está intrinsecamente relacionada com o jornalismo, mas também com outras especialidades da comunicação social, como a publicidade, a cultura. A propaganda também se apropria dos meios midiáticos para atingir os seus objetivos, visto que a mídia atinge e exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.
A Cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
A Cultura é um dos principais elementos que constituem a identidade de um sujeito e sua inserção num povo, numa comunidade ou nação, é um elemento de coesão do grupo e distingue-os dos demais no mundo. As raízes culturais de um povo são primordiais para preservar suas origens, para afirmar sua identidade e seu pertencimento à sua região.
A obra “Mídias, Cultura e Comunicação: Sociedade e Memória - Volume 2” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Andréa Pereira dos Santos; Arthur Henrique Lux; Claudilene Castro de Lima; Daiana de Moura Etcheverria; Daniela Llopart Castro; Giovanna Loureiro Abbate; Larissa Andrade Batista Cavalcanti; Naason Galdino da Silva Neris; Natalia Cristina de Camargo; Vítor Neves de Oliveira; Viviane Maia Vilas Boas.

Capítulos
Capítulo 1
FORA DO QUADRO: A IMAGEM PÚBLICA DE BOLSONARO PELO JORNAL NACIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19 
Naason Galdino da Silva Neris; Vítor Neves de Oliveira; Viviane Maia Vilas Boas

Capítulo 2
COMPORTAMENTO INFORMACIONAL E EDUCOMUNICAÇÃO: CONEXÕES 
Larissa Andrade Batista Cavalcanti; Andréa Pereira dos Santos 

Capítulo 3
LEITURA E CULTRA – PROJETO DE FÉRIAS 
Daiana de Moura Etcheverria

Capítulo 4
JORNALISMO GONZO NA SÉRIE DOCUMENTAL CASAMENTOS EXTREMOS: O JORNALISTA COMO NARRADOR PERSONAGEM 
Giovanna Loureiro Abbate 

Capítulo 5
SARAU DANÇANTE: VERSOS E PROSAS NUMA POÉTICA TEÓRICO-PRÁTICA DE CORPOS MADUROS EM CENA
Claudilene Castro de Lima; Natalia Cristina de Camargo; Daniela Llopart Castro 

Capítulo 6
IDENTIDADE, PRIVACIDADE E SOCIALIZAÇÃO: REVOLUÇÕES CULTURAIS DO TEMPO PRESENTE 
Arthur Henrique Lux 

OS AUTORES