ISBN: 978-65-84599-46-8


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Alessandra Fonseca Farias; Ana Carolina Colnago Roco de Azevedo; André Carlos Cruz Copetti; Andrea Ribeiro Ramos; Aparecida Maria Zem Lopes; Carlos Rezende de Menezes; Célio Favoni; Crisna Sousa Maia; Edivânia Santos de Carvalho; Erivaldo Nogueira Campos; Fábia Duarte Ferreira; Fabiana Benedetti Nanuncio Vignoto; Flávio Cardoso Ventura; Gislaine Mendonça Bezerra; Glícia Laryane Leandro da Silva; Hercília Alves P. de Carvalho; Isadora Semensato Razaboni; Luciana Amâncio Chaves; Matheus Pereira Graciano; Mayra da Silva Cutruneo Ceschini; Nubia Rosendo da Silva; Paulo Roberto Prado Constantino; Ramon Roseno Alves; Ricardo Brasileiro de Matos; Roberto Kanaane; Rosana Cracco Nanúncio; Rosângela Monteiro dos Santos; Stephani Gonçalves Fagundes; Sueli Soares dos Santos Batista; Tiane Macedo De-Oliveira; Valéria Fontoura Nunes; Valquíria Santos Pedroso da Silva; William Junior do Nascimento.

Capítulos
Capítulo 1
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ricardo Brasileiro de Matos

Capítulo 2
A PRÁTICA DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
Luciana Amâncio Chaves

Capítulo 3
REFLEXÃO SOBRE AS TEORIAS CONTEXTUAIS E HISTÓRICAS RELACIONADAS ÀS ÁREAS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Erivaldo Nogueira Campos

Capítulo 4
ANÁLISE DAS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA [RESOLUÇÃO CNE/CP 01/2021]
Fábia Duarte Ferreira; Matheus Pereira Graciano; Sueli Soares dos Santos Batista; Paulo Roberto Prado Constantino

Capítulo 5
A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE INCLUSIVO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Andrea Ribeiro Ramos; Roberto Kanaane

Capítulo 6
FORMAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO DOCENTE: UM ‘DIVISOR DE ÁGUAS’ PARA SUA PRÁXIS
Crisna Sousa Maia

Capítulo 7
MOBILIDADE E ACESSO ÀS TECNOLOGIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA EJA
Alessandra Fonseca Farias; Ana Carolina Colnago Roco de Azevedo

Capítulo 8
O INÍCIO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO BRASIL: UM BREVE HISTÓRICO
Alessandra Fonseca Farias; Ana Carolina Colnago Roco de Azevedo

Capítulo 9
COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESCOBRINDO O CAMINHO DA EDUCAÇÃO
Edivânia Santos de Carvalho

Capítulo 10
A EPISTEMOLOGIA TRIANGULAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PLURAL
Valéria Fontoura Nunes

Capítulo 11
AS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Gislaine Mendonça Bezerra; Ramon Roseno Alves; Nubia Rosendo da Silva; Glícia Laryane Leandro da Silva

Capítulo 12
O USO DE SIMULADORES INTERATIVOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ESTRUTURA DO ÁTOMO
Isadora Semensato Razaboni; Valquíria Santos Pedroso da Silva; Hercília Alves P. de Carvalho; William Junior do Nascimento; Rosana Cracco Nanúncio

Capítulo 13
USO REMOTO DA IMPRESSÃO 3D NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE UMA IES
Flávio Cardoso Ventura; Aparecida Maria Zem Lopes; Carlos Rezende de Menezes; Célio Favoni; Rosângela Monteiro dos Santos

Capítulo 14
ATIVIDADES NÃO-FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO
Tiane Macedo De-Oliveira; Stephani Gonçalves Fagundes; André Carlos Cruz Copetti; Mayra da Silva Cutruneo Ceschini

CURRÍCULOS DOS AUTORES