ISBN: 978-65-84599-44-4


Descrição: Uma Ciência tão antiga quanto a própria civilização, a engenharia acompanha a humanidade desde o princípio de sua evolução. A profissão foi fundamental para criar a sociedade como conhecemos atualmente. Então associada a outras ciências, permitiu que o homem saísse de condições nômades para fixar-se em uma local, evoluindo com o uso de recursos naturais. Essas criações que mudaram o rumo da sociedade como: alavancas, moinhos e polias, formaram a base técnica de inúmeras outras invenções mais complexas e são fruto do estudo dessa profissão.
Sendo assim, podemos descrever a engenharia como a utilização de conceitos teóricos e habilidades técnicas para o desenvolvimento. Seja de máquinas, edificações ou quaisquer outras formas de melhorar e facilitar a vida da sociedade.
A Engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação. Sua valorização vem aumentando com o passar dos anos e, nos países emergentes, como o Brasil, torna-se um ponto chave no caminho para o progresso, pois oferece a possibilidade de ampliação de infraestruturas do país para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e a resolução de problemas econômicos e sociais.
Os diferentes segmentos da Engenharia e entre os mais conhecidos estão as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Agronômica, de Produção e Química, possibilitam o exercício de diversas áreas como planejamento, gestão de processos e produtos e desenvolvimento de tecnologias, o engenheiro tem uma atuação universal. A Engenharia é uma profissão que utiliza da sua Ciência para proporcionar, com responsabilidade, o desenvolvimento da sociedade a partir de estudo, planejamento e análise de projetos.
Em um mundo no qual as mudanças acontecem de forma rápida, e os recursos naturais são cada vez mais escassos, a engenharia tem papel importante para diminuir o impacto das adversidades climáticas e na preservação do meio ambiente. Isso só é possível graças às pesquisas e desenvolvimento de novos produtos de tecnologia verde.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Alan Christie da Silva Dantas; Bruno Marinho Calado; Cairo Schulz Klug; Camila de Sousa Moura Almeida; Dienifer Radtke; Estellito Rangel Junior; Filipe Wiltgen; Flavia Fasolo; Franciele Kroessin; Guilherme Hirsch Ramos; Henrique Peglow da Silva; João Gabriel Ruppenthal; Joelma Silva de Almeida; Karen Raquel Pening Klitzke; Kelson Silva de Almeida; Leticia Col Debella Santos; Luan Martin Arejano; Marcelo Lopes; Maria Eduarda Santos Ferreira; Marina Luiza Bernarski; Maurízio Silveira Quadro; Murilo Gonçalves Rickes; Murilo Roberto Jesus Maganha; Rafael Miritz Bartz; Ricardo Ribeiro; Ritchelli Teixeira Duarte; Rodrigo Villaca Santos; Samuel Poeta; Samuel Wachholz Reichow; Talisson Natan Tochtenhagen; Thalia Strelov dos Santos; Wagner Comenale; Wagner Schmiescki dos Santos.

Capítulos
Capítulo 1
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MODELOS ESTRUTURAIS PARA UMA ESTRUTURA EM AÇO DE QUATRO PAVIMENTOS
Flavia Fasolo; Leticia Col Debella Santos; Marina Luiza Bernarski; Rodrigo Villaca Santos
 
Capítulo 2
DESENVOLVIMENTO DE COLETE COM SENSORES EMBARCADOS PARA APLICAÇÃO CIVIL E MILITAR
Ricardo Ribeiro; Filipe Wiltgen

Capítulo 3
PROTÓTIPOS E PROTOTIPAGEM RÁPIDA ADITIVA: SUA IMPORTÂNCIA NO AUXÍLIO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Filipe Wiltgen

Capítulo 4
A UTILIZAÇÃO DE CHAMOTE EM PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Kelson Silva de Almeida; Maria Eduarda Santos Ferreira; Joelma Silva de Almeida; Camila de Sousa Moura Almeida

Capítulo 5
ANÁLISE POR MICROSCOPIA EM ARGAMASSA DEVIDO À AÇÃO DE SAIS SOLÚVEIS NOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO BA / PETROLINA PE
Alan Christie da Silva Dantas; Bruno Marinho Calado

Capítulo 6
MANUFATURA ADITIVA NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA VOLTADA PARA SISTEMAS DE SEGURANÇA VEICULAR
Marcelo Lopes; Filipe Wiltgen

Capítulo 7
TOTAL QUALITY MANAGEMENT (TQM): ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE SCOPUS
Murilo Roberto Jesus Maganha

Capítulo 8
DEFINIÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS POR MODELOS DE DISPERSÃO DE GASES
Estellito Rangel Junior

Capítulo 9
FUTURO REATOR A FUSÃO NUCLEAR DO TIPO TOKAMAK – MÁQUINA DE ENGENHARIA DESAFIADORA
Filipe Wiltgen

Capítulo 10
I CONECTAGRO
Thalia Strelov dos Santos; Wagner Schmiescki dos Santos; Luan Martin Arejano; Cairo Schulz Klug; Henrique Peglow da Silva; Rafael Miritz Bartz; Dienifer Radtke; João Gabriel Ruppenthal; Franciele Kroessin; Maurízio Silveira Quadro

Capítulo 11
IMPACTOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA CARREIRA DOS EGRESSOS EX-BOLSISTAS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Thalia Strelov dos Santos; Rafael Miritz Bartz; Guilherme Hirsch Ramos; Murilo Gonçalves Rickes; Ritchelli Teixeira Duarte; Wagner Schmiescki dos Santos; Talisson Natan Tochtenhagen; Samuel Wachholz Reichow; Karen Raquel Pening Klitzke; Maurízio Silveira Quadro

Capítulo 12
NÍVEL DE AVALIAÇÃO DA PLANTA DE IPTU DE PORTO ALEGRE: A DEFASAGEM EXISTENTE ATÉ 2020
Samuel Poeta

Capítulo 13
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PARA A MANUFATURA AVANÇADA COM APOIO DA ENGENHARIA DE SISTEMAS & REQUISITOS
Wagner Comenale; Filipe Wiltgen

Os Autores