ISBN: 978-65-84599-40-6


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana Isabel Rodrigues Marcos; Andresa Aparecida de Paula; Antonio Andreson de Oliveira Silva; Camila Aparecida dos Reis Marques; Cristiane Ferreira Português Almeida; Daniela Vanessa Arndt; Danielle Cristine Boaron Grunewalder; Danilene Gullich Donin Berticelli; Delmaci Souza da Silva; Edilene Rocha Leal; Edileusa Nascimento Jacyntho; Edvar Ferreira Basílio; Fabricia Valéria de Sousa Santos; Fernanda Priscila Alves da Silva; Flávia Leal King Baleche; Gisele Mara Barbieri Serra; Haroldo Reis Alves de Macêdo; Kasandra Conceição Castro de Sousa; Kauany Cerqueira Ferreira Bezerra; Laura Carolina Santiago Coelho; Leidi Cecilia Friedrich; Líliam Maria Born Martinelli; Lilian Cristina Martins; Mara Fernanda Parisoto; Maria Alice do Nascimento Sousa; Maria Jéssica de Carvalho; Maria Karolina dos Santos Araújo; Marilha da Silva Bastos; Osielson de Sousa dos Santos; Patrícia Lupion Torres; Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento; Ramon Marques de Carvalho; Raquel Bernardes Corrêa; Raquel Pasternak Glitz Kowalski; Renata Helena Pin Pucci; Roseli Nazario; Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira; Rosilei Ferrarini; Vivian Vale de Oliveira; Wellington Rodrigues.

Capítulos
Capítulo 1
THE WINDWARD SCHOOL: CURRÍCULO INOVADOR QUE SUSTENTA UM TRABALHO MUNDIALMENTE DIFERENCIADO PARA ALUNOS COM DISLEXIA
Vivian Vale de Oliveira; Kasandra Conceição Castro de Sousa

Capítulo 2
O DIREITO À PARTICIPAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Raquel Bernardes Corrêa; Roseli Nazario

Capítulo 3
OS DISCURSOS DOS(AS) PROFESSORES(AS) SOBRE O FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA
Kauany Cerqueira Ferreira Bezerra; Lilian Cristina Martins; Renata Helena Pin Pucci

Capítulo 4
O ENSINO MÉDIO A CAMINHO DA TRANSDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA VISÃO COMPLEXA
Líliam Maria Born Martinelli; Flávia Leal King Baleche

Capítulo 5
REFLEXÕES DA REGÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID
Maria Jéssica de Carvalho; Osielson de Sousa dos Santos; Fabricia Valéria de Sousa Santos; Ramon Marques de Carvalho; Haroldo Reis Alves de Macêdo

Capítulo 6
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AMPLIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Maria Alice do Nascimento Sousa; Edilene Rocha Leal; Maria Karolina dos Santos Araújo; Ramon Marques de Carvalho; Haroldo Reis Alves de Macêdo

Capítulo 7
RRI COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rosilei Ferrarini; Raquel Pasternak Glitz Kowalski; Patrícia Lupion Torres; Danielle Cristine Boaron Grunewalder

Capítulo 8
SUBJETIVAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES
Cristiane Ferreira Português Almeida; Delmaci Souza da Silva; Edileusa Nascimento Jacyntho

Capítulo 9
VIVA A DIFERENÇA: TRABALHANDO IDENTIDADES RACIAIS
Camila Aparecida dos Reis Marques; Gisele Mara Barbieri Serra; Laura Carolina Santiago Coelho; Wellington Rodrigues

Capítulo 10
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXOS DE UM CONTEXTO DE INCOERÊNCIAS
Marilha da Silva Bastos; Adriana Isabel Rodrigues Marcos; Edvar Ferreira Basílio

Capítulo 11
EDUCAR PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA: COMPREENSÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Antonio Andreson de Oliveira Silva; Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Capítulo 12
RELATO DE EXPERIÊNCIA: JÚRI SIMULADO - UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA NAS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Daniela Vanessa Arndt; Danilene Gullich Donin Berticelli; Leidi Cecilia Friedrich; Mara Fernanda Parisoto

Capítulo 13
CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Andresa Aparecida de Paula; Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Capítulo 14
CUIDADO E EDUCAÇÃO: SOBRE “SER-NO-MUNDO”, “EDUCAR-SE” E “SER MAIS”
Fernanda Priscila Alves da Silva

CURRÍCULOS DOS AUTORES