ISBN: 978-65-84599-30-7

Descrição: A Música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
A Música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A Música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, especialmente nas classes mais pobres, provocando um declínio cultural.
Este terceiro e-book conta com trabalhos científicos da área de Música e sua Cultura, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Autores: Alessandro José de Araujo Freitas; Alexandre Diettrich; Brasilena Gottschall Pinto Trindade; Camila Quadros; Cíntia Thais Morato; Daniel Schnitman, Dione Colares de Souza; Erica Santana dos Passos; Leonardo José Araujo Coelho de Souza; Lucas Ignácio de Almeida; Marcelo Moreno da Silva; Maria Bernardete Castelan Póvoas; Rejane do Nascimento Tofoli; Roberto Rodrigues de Sales Dutra.

Capítulos
Capítulo 1
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO PROJETO GURI – POLO ACIF FRANCA, SP: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS ENSAIOS E ENSINOAPRENDIZAGEM MUSICAL
Lucas Ignácio de Almeida
Cíntia Thais Morato

Capítulo 2
A MUSICALIDADE DA CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA COMO FONTE DE ESTUDO HISTORIOGRÁFICO
Camila Quadros

Capítulo 3
MÁRIO DE ANDRADE NO DIÁRIO NACIONAL: UM JORNALISTA E PROFESSOR EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PELA ARTE
Erica Santana dos Passos

Capítulo 4
JUSTAPOSIÇÃO HISTÓRICA EM PEÇAS A DOIS PIANOS DE FRANCISCO MIGNONE – CONSIDERAÇÕES INTERPRETATIVAS
Alexandre Diettrich; Maria Bernardete Castelan Póvoas

Capítulo 5
MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA: PROJETO INSTITUCIONAL DE CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DE CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA NO PARÁ, DA BELLE ÉPOQUE ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Dione Colares de Souza; Leonardo José Araujo Coelho de Souza

Capítulo 6
MÚSICA LITÚRGICA NO NORDESTE: APONTAMENTOS SOBRE MÚSICA, IGREJA E SOCIEDADE NA OBRA DE REGINALDO VELOSO
Roberto Rodrigues de Sales Dutra

Capítulo 7
O USO DO SOFTWARE MUSIBRAILLE NA MUSICOGRAFIA BRAILLE: EXEMPLO DE TDIC’S NO ENSINO DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM EDUCANDOS CEGOS
Alessandro José de Araujo Freitas; Brasilena Gottschall Pinto Trindade

Capítulo 8
OS PROFESSORES DE PIANO E A DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI
Rejane do Nascimento Tofoli

Capítulo 9
PROPOSTA DE EDIÇÃO DE PERFORMANCE DA SUÍTE SERTANEJA PARA VIOLONCELO E PIANO DE JOSÉ SIQUEIRA
Marcelo Moreno da Silva

CURRÍCULOS DOS AUTORES