ISBN: 978-65-89976-49-3


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Ana Lucia Rodrigues de Oliveira; Anelita Maluf Caetano Silva; Celiane de Freitas Ribeiro; Diuli Alves Wulff; Edward Rivera Rivera; Elizabeth Gottschalg Raimann; Etiane Messa Valerio; Etienne Henrique Brasão Martins; Eusébio dos santos Gervásio; Fabyane Rabelo Dias; Gilsenira de Alcino Rangel; Girlaine Pessoa Andrade; Henrique dos Santos Romel; Iones Lucia da Silva; Isabel Cristina de Jesus Brandão; Luana Graziela da Cunha Campos; Maria Antônia Ramos Costa; Maria da Gloria Tavares de Lima; Poliana Hreczynski Ribeiro; Silvana Gavioli.

Capítulos
Capítulo 1
O TRABALHO COM A LINGUAGEM PARA EXPERIÊNCIA OU VIVÊNCIA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO
Luana Graziela da Cunha Campos; Poliana Hreczynski Ribeiro; Etienne Henrique Brasão Martins

Capítulo 2
LUDICIDADE NO ENSINO DE MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Maria da Gloria Tavares de Lima

Capítulo 3
A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: FORMAÇÃO DE PROFESSOR E ASPECTOS DO ENSINO DA ARTE
Anelita Maluf Caetano Silva; Elizabeth Gottschalg Raimann

Capítulo 4
A CRÍTICA À ESCOLA NOVA EM DERMEVAL SAVIANI: UM BREVE OLHAR PARA ANÍSIO TEIXEIRA  
Etienne Henrique Brasão Martins; Poliana Hreczynski Ribeiro; Luana Graziela da Cunha Campos

Capítulo 5
AS CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS E AFETIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O ENSINO REMOTO NO PROJETO NOVOS CAMINHOS
Diuli Alves Wulff; Celiane de Freitas Ribeiro; Etiane Messa Valerio; Ana Lucia Rodrigues de Oliveira; Henrique dos Santos Romel; Gilsenira de Alcino Rangel

Capítulo 6
AS BRINCADEIRAS NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO GINETE
Girlaine Pessoa Andrade; Isabel Cristina de Jesus Brandão

Capítulo 7
SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES NA PANDEMIA
Silvana Gavioli

Capítulo 8
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA LINGUAGEM ESCRITA: PROPOSIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO - CULTURAL
Poliana Hreczynski Ribeiro; Etienne Henrique Brasão Martins; Luana Graziela da Cunha Campos

Capítulo 9
DIPLOMATA CORPORATIVO: DESAFIOS E HABILIDADES NO ENSINO
Edward Rivera Rivera  

Capítulo 10
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA PANDEMIA: DA PRESENCIALIDADE OBRIGATÓRIA A VIRTUALIDADE SIGNIFICATIVA
Fabyane Rabelo Dias

Capítulo 11
O LÚDICO CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Iones Lucia da Silva; Silvana Gavioli; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 12
OS DESAFIOS DA ATIVIDADE DOCENTE NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS E PRIVADAS FACE A PANDEMIA DA COVID19
Eusébio dos Santos Gervásio

CURRÍCULOS DOS AUTORES