ISBN: 978-65-89976-51-6


Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adriana Aparecida de Souza; Alexandra Rodrigues de Arruda; Candida Waldira Corrêa; Cleunice Maria de Brito Ferreira; Cristina Mendes de Araújo; Danielly Gonçalves da Silva Sarturi; Edna Alexandre da Costa; Eliza Francisca de Oliveira; Enir Alexandre; Ivanete Ferreira dos Santos Cardoso de Lima; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; Josanilda Mafra Rocha de Morais; Kelly Regina Martins; Lenina Lopes Soares Silva; Marcio Rogerio Bresolin; Maria Cenilda Frois; Milena de Mello Mendonça; Pedro Afonso Florentim Alves; Rosa Almeida da Silva; Sandra Cristina dos Santos Vieira; Suellen Dayane Silva Ribeiro; Thainá Ribeiro Pinto; Viviana Santos Marques Peralta.

Capítulos
Capítulo 1
O PEDAGOGO COMO BRINQUEDISTA: AS VERTENTES DO BRINCAR NA BRINQUEDOTECA
Suellen Dayane Silva Ribeiro; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva

Capítulo 2
O CORPO E EMOÇÃO: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA OUTRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcio Rogerio Bresolin

Capítulo 3
O CUIDADOR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Thainá Ribeiro Pinto

Capítulo 4
FORMAÇÃO STRICTO SENSU DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Adriana Aparecida de Souza; Josanilda Mafra Rocha de Morais; Lenina Lopes Soares Silva

Capítulo 5
WALON: SUAS OBRAS E PENSAMENTOS FRENTE A EDUCAÇÃO
Danielly Gonçalves da Silva Sarturi; Edna Alexandre da Costa; Sandra Cristina dos Santos Vieira; Rosa Almeida da Silva; Candida Waldira Corrêa; Enir Alexandre; Ivanete Ferreira dos Santos Cardoso de Lima; Cleunice Maria de Brito Ferreira; Maria Cenilda Frois; Eliza Francisca de Oliveira

Capítulo 6
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE REGULAR DE ENSINO
Cristina Mendes de Araújo; Kelly Regina Martins; Pedro Afonso Florentim Alves

Capítulo 7
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Viviana Santos Marques Peralta; Milena de Mello Mendonça; Alexandra Rodrigues de Arruda

CURRÍCULOS DOS AUTORES