ISBN: 978-65-84525-13-9


Descrição: No atual cenário nacional e internacional, torna-se importante entender as temáticas de gênero e diversidade sexual em busca de transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão nos diferentes grupos. Atualmente, indivíduos que historicamente foram colocados à margem da sociedade vem reivindicando direitos de cidadania e práticas sociais que os contemplem como cidadãos.
O reconhecimento e a valorização dos sujeitos da diversidade, a promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade sexual são imprescindíveis para a concretização de políticas públicas, a fim de efetivar direitos essenciais para todas as pessoas. Com isso, contribui para a desconstrução e desnaturalização do machismo e da homofobia nos diferentes ambientes, e afirma o direito às diferentes possibilidades de expressão e vivência da sexualidade, orientações sexuais e identidades de gênero.
Essas abordagens devem estar pautadas nos conhecimentos científicos - e não em valores e crenças pessoais. Os conteúdos da presente obra, apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.
Desta forma, este segundo volume da publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Ana Laura Eckhardt de Lima; Fernanda Ely Borba; Hanna Karolyne Souza Simões; Juliana Paiva Costa Samões; Lidia Noronha Pereira; Rafaela Borges Oliveira; Raquel Pereira Quadrado; Sheyla Paiter Freire; Teresa Kleba Lisboa; Thaís da Rosa Alves; Vanessa Luíze Machado Ceccatto.

Capítulos
Capítulo 1
MULHERES, FUTEBOL E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA: DIALOGANDO COM CONCEITOS FOUCAULTIANOS
Ana Laura Eckhardt de Lima; Raquel Pereira Quadrado

Capítulo 2
(AUTO)BIOGRAFIAS RELIGIOSAS AFRO-AMERICANAS
Hanna Karolyne Souza Simões

Capítulo 3
A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Juliana Paiva Costa Samões

Capítulo 4
GÊNERO, RAÇA, CLASSE: O CONTROVERTIDO PAPEL DA MULHER NA REINTEGRAÇÃO FAMILIAR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Sheyla Paiter Freire; Vanessa Luíze Machado Ceccatto

Capítulo 5
FAMÍLIAS TRANSNACIONAIS DE MIGRANTES HAITIANAS E A INTERSECCIONALIDADE: APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL
Fernanda Ely Borba; Teresa Kleba Lisboa

Capítulo 6
TRANSVESTIR-SE PARA EXPRESSAR ARTE: IDENTIFICAÇÕES SOBRE A TEATRALIZAÇÃO DOS GÊNEROS À BRASILEIRA
Rafaela Borges Oliveira

Capítulo 7
VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES E JUSTIÇA RESTAURATIVA: O CASO DOS CÍRCULOS CONFLITIVOS EM SÃO LEOPOLDO – RS
Thaís da Rosa Alves

Capítulo 8
DOCUMENTOS MÉDICO-JUDICIAIS E A RETIFICAÇÃO DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO: TRANSEXUALIDADE, ARQUIVO E MEMÓRIA
Lidia Noronha Pereira

CURRÍCULOS DOS AUTORES