ISBN: 978-65-84599-25-3


Descrição: A Matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Essa obra apresenta abordagens pautadas nos conhecimentos científicos - e não em valores e crenças pessoais. Os conteúdos da presente obra, contam com considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Amanda Silva de Medeiros; Amanda Souza Araújo; André Luís Silva da Silva; Ari Blaz Falcão Ardais; Camila Augusta do Nascimento Amaral; Caroline Côrtes Lacerda; Cristiane Ludwig Araujo; Elaine da Silveira Moura; Elizabeth Tavares Pimentel; Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula; Fábio Haygertt Portella Júnior; Jaime Edmundo Apaza Rodriguez; Joelma Fátima Castro; José Cláudio Del Pino; Lígia Arantes Sad; Lourdes Souza Utrilla da Silva; Luanne Lima Ferreira; Maiara Alessandra Lopes da Silva; Malcus Cassiano Kuhn; Margarete Ligia Pinto Vieira; Marinildo Barreto de Leão; Murilo de Souza Penteado; Neiva Althaus; Paulo Rogério Garcez de Moura; Rodolfo Chaves; Silvio Luiz Martins Britto; Simone Damm Zogaib; Suely Scherer; Taniandre  Freitas Molinos; Vanessa de Cássia Pistóia Mariani; Veronica Borsonelli Marcarini.

Capítulos
Capítulo 1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Marinildo Barreto de Leão; Elizabeth Tavares Pimentel

Capítulo 2
ENSINO DE CIÊNCIAS VIA PROPOSIÇÕES E MEDIAÇÕES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): “CENÁRIOS” BRASILEIRO E PORTUGUÊS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
André Luís Silva da Silva; Paulo Rogério Garcez de Moura; José Cláudio Del Pino

Capítulo 3
MATEMÁTICA NO PERIÓDICO O ECO: SEÇÕES MATA TEMPO INTELECTUAL E PARA O GRANDE CONCURSO
Malcus Cassiano Kuhn; Silvio Luiz Martins Britto

Capítulo 4
REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO PARA ENSINAR  MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ari Blaz Falcão Ardais; Elaine da Silveira Moura; Cristiane Ludwig Araujo; Caroline Côrtes Lacerda; Taniandre  Freitas Molinos

Capítulo 5
GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DOCENTES
Amanda Souza Araújo; Simone Damm Zogaib

Capítulo 6
O QUE PODE A INFÂNCIA? REVOLUÇÕES DE ENCONTROS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Amanda Silva de Medeiros; Suely Scherer

Capítulo 7
AS LIMITAÇÕES DO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO EM UMA ESCOLA DE CAMPO NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Vanessa de Cássia Pistóia Mariani; Fábio Haygertt Portella Júnior

Capítulo 8
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDOS SOBRE A BNCC NA REALIDADE ESCOLAR
Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Capítulo 9
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: COMO ABORDAR O EMPREENDEDORISMO
Veronica Borsonelli Marcarini; Luanne Lima Ferreira; Rodolfo Chaves

Capítulo 10
PROPOSTA DE TAREFAS PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NAS FORMAS FRACIONÁRIA E DECIMAL
Veronica Borsonelli Marcarini; Camila Augusta do Nascimento Amaral; Lígia Arantes Sad

Capítulo 11
MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Joelma Fátima Castro; Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

Capítulo 12
INTRODUZINDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS BÁSICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZANDO BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS
Maiara Alessandra Lopes da Silva; Neiva Althaus

Capítulo 13
TÉCNICA DE XANGAI PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA  
Lourdes Souza Utrilla da Silva; Margarete Ligia Pinto Vieira

Capítulo 14
UMA CONEXÃO ENTRE MÚSICA E MATEMÁTICA
Jaime Edmundo Apaza Rodriguez; Murilo de Souza Penteado

CURRÍCULOS DOS AUTORES