ISBN: 978-65-84599-20-8


Descrição: O título da obra “Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 1” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Cindy Mayumi Okamoto Luca; Cíntia Bicudo; Claudionei Vicente Cassol; Cristiane Batistioli Vendrame; Daniela Penha Monteiro Brito Pavini; Filomena Elaine Paiva Assolini; Janice Neitzke Tavares; José Antonio Dias; Karolayne Pereira Marques; Kasandra Conceição Castro de Sousa; Kéli Bender;Luan Tarlau Balieiro; Luis Otoni Meireles Ribeiro; Maria Angélica Olivo Francisco Lucas; Maria de Nazaré Rocha Souza; Odorico Ferreira Cardoso Neto; Polyanna Silva Goronci; Silvia Regina Canan; Soraya de Cassia Costa Pereira; Suzane Faita; Vivian Vale de Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS INSTITUCIONALIDADES NO CONTATO ENTRE ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS
Kasandra Conceição Castro de Sousa; Vivian Vale de Oliveira

Capítulo 2
A DITADURA MILITAR BRASILEIRANO ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Suzane Faita; José Antonio Dias

Capítulo 3
ECOSSISTEMAS ASSISTIVOS PARA PCDVs COMO AUXÍLIO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADO NA INTERNET DAS COISAS
Janice Neitzke Tavares; Luis Otoni Meireles Ribeiro

Capítulo 4
A POLÍTICA, O LEGADO, A EDUCAÇÃO, A ESCOLA: 100 ANOS DE PAULO FREIRE
Odorico Ferreira Cardoso Neto; Karolayne Pereira Marques

Capítulo 5
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
Cristiane Batistioli Vendrame; Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

Capítulo 6
CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO COMPONENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA BNCC
Kéli Bender; Silvia Regina Canan; Claudionei Vicente Cassol

Capítulo 7
UTILIZAÇÃO DO GÊNERO BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLGA BENÁRIO EM BELÉM DO PARÁ
Maria de Nazaré Rocha Souza; Soraya de Cassia Costa Pereira

Capítulo 8
A CONCEPÇÃO DE SUJEITO BAKHTINIANA E UM DIÁLOGO SOBRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (CEAA): ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Polyanna Silva Goronci

Capítulo 9
E-BOOK, CANVA E ENSINO REMOTO: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Luan Tarlau Balieiro; Cindy Mayumi Okamoto Luca; Cíntia Bicudo

Capítulo 10
CONTRIBUIÇÕES DA EJA PARA A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini; Filomena Elaine Paiva Assolini

CURRÍCULOS DOS AUTORES