ISBN: 978-65-84599-19-2


Descrição: O título da obra “Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 1” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira 

Autores: Anderson Szeuczuk; Astrid Santos Ottis; Beatriz Fagundes Bica; Carolina Pasquini Ribeiro; Cristiane Medianeira da Silva Reis; Édis Mafra Lapolli; Eduarda Pereira Cardoso; Eduardo Bocalete Pontes Gestal; Gerson Senff; Inara Antunes Vieira Willerding; Ivaldir Donizetti das Chagas; João Carlos da Silva; Leonardo Crevelário de Souza Carvalho; Lucas dos Santos Porto; Marcel Meyer; Noeli Prestes Padilha Rivas; Orly Zucatto Mantovani de Assis; Patrícia Brondani Pivetta; Rejane Aparecida Meneghini Kobori; William Roslindo Paranhos.

Capítulos
Capítulo 1
AS EXPECTATIVAS DOCENTES SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Orly Zucatto Mantovani de Assis; Leonardo Crevelário de Souza Carvalho; Carolina Pasquini Ribeiro

Capítulo 2
DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO PARANÁ: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ESTADUALIZAÇÃO DA UNICENTRO (1990-1997)
Anderson Szeuczuk; João Carlos da Silva

Capítulo 3
“ASSIM EU APRENDO MAIS!”: RANKING DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Inara Antunes Vieira Willerding; William Roslindo Paranhos; Édis Mafra Lapolli

Capítulo 4
COTAS RACIAIS E SOCIAIS, POR QUE E PARA QUEM. UMA REFLEXÃO
Ivaldir Donizetti das Chagas

Capítulo 5
A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO CAQI/CAQ E A JUDICIALIZAÇÃO
Eduardo Bocalete Pontes Gestal

Capítulo 6
A FORMAÇÃO DOCENTE SOB UM OLHAR NARRATIVO
Beatriz Fagundes Bica; Cristiane Medianeira da Silva Reis; Patrícia Brondani Pivetta

Capítulo 7
A PERCEPÇÃO CORPORAL DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS DA CIDADE DE BOA VISTA-RORAIMA: JUVENTUDE EM SOFRIMENTO
Eduarda Pereira Cardoso

Capítulo 8
A SINFONIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA
Rejane Aparecida Meneghini Kobori; Noeli Prestes Padilha Rivas

Capítulo 9
A INFLUÊNCIA DO PARFOR NA CULTURA ESCOLAR, NOS SABERES E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Lucas dos Santos Porto

Capítulo 10
A VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA O TRABALHO DO DOCENTE E DO TUTOR
Gerson Senff; Marcel Meyer

Capítulo 11
GARRAFAS PLÁSTICAS EM TERRENO BALDIO
Astrid Santos Ottis

CURRÍCULOS DOS AUTORES