ISBN: 978-65-997125-1-7


Descrição: A Educação inserida na sociedade da informação faz com que docentes e discentes desenvolvam novos recursos para a promoção do processo de ensino-aprendizagem.
Diante disso, a presente obra traz reflexões sobre os novos desafios presentes na Educação atual, buscando para isso, conhecer as práticas docentes, bem como as suas reflexões, perspectivas, além de novas ideias que possam ser usadas por outros profissionais da área e também pelos próprios estudantes.
A obra pretende ser uma fonte de inspiração para outros professores, além de ser uma ferramenta capaz de motivar novas práticas e a inserção de elementos inovadores na sala de aula.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Ana Carolina Costa; Antônia Lília Soares Pereira; Dario Silva da Silva Júnior; Elisa Maria Machado Lima; Elisângela Regina Selli Melz; Felipe Alverne Dourado Bonfin; Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma; Franciele Pires Ruas; Gibson Santos Costa; Hênio Delfino Ferreira De Oliveira; Hozana Ribeiro Dos Santos; Ilza Alves Pacheco; Ives Marcelo Pinheiro Gonçalves; Janaína Cristiane da Silva Helfenstein; Joelson Balieiro Leal; José Cláudio Rocha; Kleide Ferreira de Jesus; Laiane de Paula Aquino Oliveira Carvalho; Leidiene Ferreira Santos; Luana Raitz; Marco Antônio Silva; Maria de Nazaré de Araújo Corrêa; Metilde Alves Pena; Naziozênio Antonio Lacerda; Nicole Fernanda Zeretzki Bizarri; Nilma do Socorro Magno Pinheiro; Patrick Schimith Da Silva; Rafaele Rodrigues de Araujo; Raiane Araujo Novaes; Raquel Cristina da Costa Brito; Raquel Lopes de Oliveira; Rodolfo C.J. Salgado; Rosana De Andrade Roca; Saulo Gonçalves Pereira; Sueli Dos Santos; Suely Cristina Soares da Gama; Tácio Assis Barros; Thiago Oliveira Sabino de Lima; Vilma Rocha Padilha; Wildson Cardoso Assunção; Wilker Araújo de Melo.

Capítulos
Capítulo 1
(DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE: BREVE ANÁLISE DO FILME 'O TRIUNFO'
Tácio Assis Barros

Capítulo 2
OFICINA PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS
Ana Carolina Costa; Luana Raitz; Elisângela Regina Selli Melz

Capítulo 3
COMO A FALTA DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE AFETA A EDUCAÇÃO ESCOLAR  
Vilma Rocha Padilha

Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO I SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metilde Alves Pena

Capítulo 5
O ATO DE ENSINAR DAS DIFERENTES INTERFACES NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Wildson Cardoso Assunção; Dario Silva da Silva Júnior; Laiane de Paula Aquino Oliveira Carvalho; Antônia Lília Soares Pereira; Raquel Cristina da Costa Brito; Thiago Oliveira Sabino de Lima; Ives Marcelo Pinheiro Gonçalves; Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma; Leidiene Ferreira Santos

Capítulo 6
SISTEMATIZAÇÃO PARA A ESPECIFICIDADE DO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elisa Maria Machado Lima

Capítulo 7
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Hozana Ribeiro Dos Santos; Rosana De Andrade Roca; Sueli Dos Santos  

Capítulo 8
OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS MONTESSORIANOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM SALA DE AULA
Nicole Fernanda Zeretzki Bizarri; Janaína Cristiane da Silva Helfenstein

Capítulo 9
LIMITES E DESAFIOS: O CASO DOS ESTUDANTES DA EJA  PRODUTORES DE FARINHA DE MANDIOCA DE TAUAPORANGA, BARCARENA, PARÁ
Nilma do Socorro Magno Pinheiro; Maria de Nazaré de Araújo Corrêa; Joelson Balieiro Leal; Marco Antônio Silva

Capítulo 10
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Raiane Araujo Novaes; Naziozênio Antonio Lacerda

Capítulo 11
DIALOGISMO NA EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA A PRÁTICA ÉTICO-ESTÉTICA NA DOCÊNCIA E NA PÓS-GRADUAÇÃO
Rodolfo C.J. Salgado

Capítulo 12
EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM GRAMSCI: UMA ANÁLISE DO HISTÓRICO DO PENSADOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Wilker Araújo de Melo

Capítulo 13
ENSINO BILÍNGUE E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA COM O LIVRO “MEU PRIMO”
Raquel Lopes de Oliveira

Capítulo 14
EMBATES E DESAFIOS DAS CLASSES MULTISSERIADAS EM DUAS ESCOLAS DE MATO GROSSO DO SUL
Suely Cristina Soares da Gama; Ilza Alves Pacheco; Kleide Ferreira de Jesus

Capítulo 15
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM MOVIMENTO HISTÓRICO E RECOMPLEXO
Rafaele Rodrigues de Araujo; Franciele Pires Ruas

Capítulo 16
FALTAVA ABANDONAR A VELHA ESCOLA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO CRDH/UNEB COM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM REDES DIGITAIS
José Cláudio Rocha

Capítulo 17
PLASMÍDEOS E RESISTÊNCIA BACTERIANA: CONCEITUAÇÃO GERAL E SUA INSERÇÃO DENTRO DO CONTEÚDO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DE ACORDO COM A BNCC E CBC
Gibson Santos Costa; Saulo Gonçalves Pereira

Capítulo 18
PESQUISA, VIVÊNCIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM: LIBRAS, INGLÊS, PORTUGUÊS E ARTES PARA O  DIA NACIONAL DOS SURDOS EM SENADOR CANEDO - GO
Raquel Lopes de Oliveira

Capítulo 19
TÉCNICA POMODORO: SURGIMENTO E PERTINÊNCIA EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
Patrick Schimith Da Silva; Felipe Alverne Dourado Bonfin; Hênio Delfino Ferreira De Oliveira

Currículos dos Autores