ISBN: 978-65-89976-24-0


Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 7” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Andressa Almeida dos Santos; Cássia da Silva; Cleidianne Costa da Silva; Elisberta de Oliveira Araujo; Fabrícia Raquel de Oliveira Araújo; Felipe Eduardo Ferreira Marta; Gilson Brandão da Rocha Filho; Jéssica Girlaine Guimarães Leal; Jonatan dos Santos Silva; José Almiro Alves da Silva; Josélia Carvalho de Araújo; Juliana Nayara Brasil de Morais; Lenina Lopes Soares Silva; Marcos César Soares Ramalho; Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes; Marlon Messias Santana Cruz; Míria Helen Ferreira de Souza; Natália de Oliveira Gomes; Priscila Freitas Conceição; Tatiana Dantas dos Santos.

Capítulos
Capítulo 1
A PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA E A CULTURA CORPORAL NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marlon Messias Santana Cruz; Jonatan dos Santos Silva; Felipe Eduardo Ferreira Marta

Capítulo 2
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL E O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE LETRAMENTO DIGITAL
Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes; Tatiana Dantas dos Santos; Lenina Lopes Soares Silva

Capítulo 3
UMA VISÃO GEOGRÁFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO FAST-FOOD
Natália de Oliveira Gomes; Gilson Brandão da Rocha Filho

Capítulo 4
CURIOSIDADES HISTÓRICAS DA MATEMÁTICA E DA ESTATÍSTICA
Marcos César Soares Ramalho; José Almiro Alves da Silva; Priscila Freitas Conceição; Josélia Carvalho de Araújo

Capítulo 5
LER PARA A CRIANÇA CRESCER
Fabrícia Raquel de Oliveira Araújo; Juliana Nayara Brasil de Morais; Míria Helen Ferreira de Souza

Capítulo 6
LETRAMENTO LITERÁRIO: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA FEMININA EM SALA DE AULA
Andressa Almeida dos Santos; Cássia da Silva

Capítulo 7
OS DESAFIOS DOS SURDOS NO SÉCULO XX: ENTRE PERCALÇOS E CONQUISTAS
Cleidianne Costa da Silva; Elisberta de Oliveira Araujo; Jéssica Girlaine Guimarães Leal

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES