ISBN: 978-65-84599-11-6


Descrição: O título da obra “Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios – Volume 11” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira 

Autores: Ademir Henrique Manfré; Adriana Lúcia Oliveira Ramos; Aleandra da Paiva Nepomuceno; Aurinete Alves Nogueira; Cília Cardoso Rodrigues da Silva; Clenice Griffo; Danieli Dias da Silva; Eliana Guimarães Almeida; Ernane Rosa Martins; Francisca Regiane Sabino de Sousa; Geam Karlo Gomes; Kamile Frias Claros; Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles; Luciano de Souza Santos; Márcia Regina do Nascimento Sambugari; Márcio Monteiro; Michelly Matos Araújo; Sabrina Maria de Souza Oliveira; Suene Marques Costa; Tamires Pereira Duarte Goulart; Ulisses Rodrigues Afonseca; Vanessa Ramos Lucena; Wendell Bento Geraldes; Yasmin de Paula Santos.

Capítulos
Capítulo 1
A ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO FRONTEIRIÇO DE CORUMBÁ-MS E OS DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Kamile Frias Claros; Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Capítulo 2
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO
Danieli Dias da Silva; Tamires Pereira Duarte Goulart

Capítulo 3
O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: FERRAMENTA DE AUXÍLIO OU O AUMENTO NA DEFASAGEM ENTRE ENSINO BÁSICO PÚBLICO E PRIVADO NO EM MINAS GERAIS
Márcio Monteiro

Capítulo 4
AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO SCRATCH UTILIZANDO O MÉTODO SYSTEM USABILITY SCALE (SUS)
Wendell Bento Geraldes; Ernane Rosa Martins; Ulisses Rodrigues Afonseca

Capítulo 5
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ademir Henrique Manfré; Sabrina Maria de Souza Oliveira; Vanessa Ramos Lucena

Capítulo 6
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO: ESCRITA DE DEFINIÇÃO DE PALAVRAS DURANTE A ALFABETIZAÇÃO
Clenice Griffo; Eliana Guimarães Almeida

Capítulo 7
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GAMIFICAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM GRUPO DE PESQUISA
Adriana Lúcia Oliveira Ramos; Luciano de Souza Santos; Geam Karlo Gomes

Capítulo 8
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Yasmin de Paula Santos

Capítulo 9
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA PEDAGÓGICA VIRTUAL
Aleandra da Paiva Nepomuceno; Aurinete Alves Nogueira; Francisca Regiane Sabino de Sousa; Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles; Michelly Matos Araújo

Capítulo 10
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, O CASO FLOR DE MEL
Cília Cardoso Rodrigues da Silva; Suene Marques Costa

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES