ISBN: 978-65-89976-23-3


Descrição: Se olharmos para a origem do latim, mídia é uma adaptação do plural de “medium”, que significa “meio”. No entanto, seu uso hoje vai muito além dessa ideia e envolve uma utilização ampla. O conceito como conhecemos hoje foi cunhado por Marshall McLuhan. O professor e intelectual chegou a definir a mídia como “uma extensão de nós mesmos” e argumentou que deveria ser uma ferramenta confiável e usada até como uma expressão de arte.
Ele também disse que as mídias amplificam ou aceleram processos já existentes, mudam a escala de associação e que vão muito além do conteúdo. Para ele, inclusive, o meio determina a mensagem — e não o contrário. O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet, por exemplo.
A mídia está intrinsecamente relacionada com o jornalismo, mas também com outras especialidades da comunicação social, como a publicidade. A propaganda também se apropria dos meios midiáticos para atingir os seus objetivos, visto que a mídia atinge e exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.
A obra “Mídias e Comunicação: História, Atualidades e Sociedade” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autor: Ana Carolina Rocha Temer; Ana Luiza Machado Tanno Lopes; Daniel Mendes; Emerson dos Santos Dias; Erivelto Amarante; Kalyne Menezes; Leonardo Mendes Bueno; Maria Luiza Valeriano de Menezes; Rafael Otávio Dias Rezende; Ricardo Matos de Araujo Rios; Ricardo Pavan; Samara Miranda da Silva; Thiago Haas Carlotto; Victor Magalhães Weber; Vinicius Luiz Tondolo; Vitor Pereira de Almeida.

Capítulos
Capítulo 1
CARNAVAL, MÍDIA E ZUMBI DOS PALMARES: A NARRATIVA NEGRA DA ESCOLA DE SAMBA JUVENTUDE IMPERIAL NA IMPRENSA DE JUIZ DE FORA
Rafael Otávio Dias Rezende; Samara Miranda da Silva

Capítulo 2
JORNALISMO CULTURAL, MÚSICA E DISTINÇÃO: A QUESTÃO DO VALOR NA COBERTURA DA REVISTA ROLLING STONE BRASIL
Daniel Mendes

Capítulo 3
ANÁLISE DE REDES: A ESTREIA DO FILME EUROVISION SONG CONTEST NO BRASIL
Ricardo Matos de Araujo Rios; Vitor Pereira de Almeida

Capítulo 4
AS NOVAS FORMAS DE CONSUMO MIDIÁTICO: ANSEIO DE ESTAR CONECTADO E MEDO DE FICAR DE FORA
Ana Luiza Machado Tanno Lopes; Victor Magalhães Weber; Ana Carolina Rocha Temer

Capítulo 5
A NARRATIVA NOSTÁLGICA MIDIATIZADA: O CASO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2018
Thiago Haas Carlotto

Capítulo 6
JORNAL NACIONAL ANTES DAS ELEIÇÕES 2018: ANÁLISE DA ÚLTIMA SEMANA ANTES DO PRIMEIRO TURNO
Ricardo Matos de Araujo Rios; Vitor Pereira de Almeida

Capítulo 7
JORNALISMO CIENTÍFICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM VIDEODOCUMENTÁRIO SOBRE A CIÊNCIA QUE NÃO PARA
Leonardo Mendes Bueno; Emerson dos Santos Dias

Capítulo 8
ENTRE A PROPAGANDA POLÍTICA E O INTERESSE PÚBLICO: A HISTÓRIA DA VOZ DO BRASIL, O PROGRAMA DE RÁDIO MAIS ANTIGO DO PAÍS
Erivelto Amarante

Capítulo 9
OS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO: PANORAMAS DO TELEJORNALISMO NO BRASIL E EM PORTUGAL
Vitor Pereira de Almeida; Ricardo Matos de Araujo Rios

Capítulo 10
SAGRES ONLINE: A MUDANÇA NA RELAÇÃO ENTRE AS PLATAFORMAS ONLINE E OFFLINE NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA LOCAL
Vinicius Luiz Tondolo; Ricardo Pavan

Capítulo 11
HISTÓRIAS SILENCIADAS: REFLEXÕES SOBRE AS CONQUISTAS E TURBULÊNCIAS DE RECOMEÇAR COMO MIGRANTE
Maria Luiza Valeriano de Menezes; Kalyne Menezes

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES